quarta-feira

God s(h)ave G.W.Bush from America: a derrota de Bush...

Image Hosted by ImageShack.us

Fontes na Casa Branca disseram que o presidente planeia dar uma conferência de imprensa às 13:00 locais (18:00 em Lisboa) para falar em directo dos resultados das eleições.
O Partido Democrata conquistou terça-feira o controlo da Câmara dos Representantes de forma clara. As projecções são que os Democratas vão ter um total de 234 lugares contra 201 dos Republicanos.
No Senado, onde estavam em jogo 33 dos 100 lugares, os republicanos também sofreram perdas mas continua por determinar se conseguem retirar o controlo desta câmara ao partido do presidente.
Para o presidente Bush, os resultados das eleições significam que a sua administração terá que modificar drasticamente o seu modo de actuar pois terá agora que fazer compromissos com o Congresso.
A Câmara dos representantes tem poderes para impedir a aprovação de orçamento e para convocar membros do governo a testemunhar em audiências sobre a guerra no Iraque que se torna a cada dia mais impopular.
O senador democrata Barack Obama disse que tudo depende agora «do modo como o presidente Bush vai reagir a estes resultados».
Bush tem ainda à sua frente dois anos de mandato presidencial e Obama disse que o presidente terá que escolher entre «dois anos de paralisia ou dois anos de cooperação para poder deixar uma herança legislativa».
Nancy Pelosi, que deve assumir o cargo de Presidente da Câmara dos Representantes, disse que o Partido Democrático está pronto a seguir uma politica de cooperação mas que os republicanos têm que aceitar que o eleitorado quer mudanças.
A guerra no Iraque deve ser um dos pontos mais quentes nos próximos meses pois todos os dirigentes democratas afirmaram que o resultado das eleições é um recado claro de que a política republicana de «manter o rumo» vai ter que ser modificada.
O presidente Bush poderá dar já hoje um indício de como tenciona prosseguir nos próximos dois anos agora que a legislatura deixou de estar controlada pelo seu partido.
Analistas fazem contudo notar que esta não é uma situação inédita na cena politica norte-americana. O presidente Bill Clinton por exemplo governou com uma maioria Republicana no congresso.
Diário Digital / Lusa

Image Hosted by ImageShack.us