terça-feira

"Portugal a meio da tabela da corrupção entre países da UE"

  • Afinal, nem somos os piores, estamos só a meio da tabela...

Image Hosted by ImageShack.us

Portugal a meio da tabela da corrupção entre países da UE Joana Pereira (in DN)
"Portugal está na 26.ª posição dos países menos corruptos a nível mundial, de acordo com o ranking elaborado pela organização Transparency International. O estudo, que se baseia na percepção que os agentes económicos têm sobre os níveis de corrupção existentes nos países onde trabalham, posiciona Portugal como o 14.º país da União Europeia onde existe menos corrupção.
Apesar de manter a mesma posição em relação a 2005, Portugal é ultrapassado por países como a Espanha (23.º), os Estados Unidos (20.º), a França (18.º) e a Alemanha (16.º), considerados mais fiáveis.
Saldanha Sanches, fiscalista e professor de Direito, define, no entanto, esta posição como "péssima", dizendo que, "como sempre, somos os piores da Europa e os melhores do mundo". Para o fiscalista, nem a manutenção da posição em relação ao ano anterior nem o facto de Portugal ficar à frente de países como a Eslovénia (28.º), Itália (45.º) e Grécia (54.º) apaga as "consequências nefastas" da corrupção.
"A corrupção em Portugal é particularmente paralisadora, uma vez que apenas procura obter o máximo do Estado. O mesmo já não acontece em França e até na própria Itália, onde a corrupção é mais produtiva", referiu Saldanha Sanches ao DN.
Numa altura em que, em Portugal, se endurecem os discursos anticorrupção, a manutenção da posição de Portugal no ranking da Transparency International deve ser tomada como um "aviso sério" pelo Governo, que "não tem tomado medidas eficazes nem no lado da prevenção - sobretudo nesta - nem no lado da repressão da corrupção". A continuar assim, "ainda vamos cair mais algumas posições", avisa Saldanha Sanches.
Dos países de língua oficial portuguesa, Angola ocupa a última posição. O 142.º posto revela, no entanto, uma melhoria significativa em relação ao 151.º lugar ocupado em 2005. Timor-Leste aparece, pela primeira vez, neste ranking e ocupa a 111.ª posição, num estudo onde a Finlândia, a Islândia e a Nova Zelândia encabeçam os países considerados menos corruptos do mundo, contrapondo-se ao Haiti, último da lista."
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
  • PS: Esperemos agora que o PM tenha o "common sense" de nomear Maria José Morgado para o generalato de anticorrupção em Portugal - reportando directamente a Sº Bento e a Belém. No caso de impedimento desta pode avançar o esposo.
  • Pergunte-se ao "líder formal" da UE que eco lhe merecem estes indicadores... Ou será que ele já está mais preocupado em agendar as suas férias natalícias junto de algum armador grego no Mediterrâneo...