terça-feira

Discussão o OGE/07 na AR. Tudo mudou...

Image Hosted by ImageShack.us

Mais uma vez Socas vai ao Parlamento "lavar o rabinho com água de rosas" à oposição e aos meninos do coro do cds. Mas será que algo começa a mudar em Portugal ao nível da opinião pública relativamente ao capital político do PM? Cremos que o seu estado de graça já lá vai... Tanto mais que há já uma opinião sólida e generalizada de que este OGE pesa sobre a classe média e os mais desfavorecidos, nesse sentido é um Orçamento injusto. Injusto na saúde, na educação, na justiça, na economia - via PMEs - maior desertificação do interior do país. E as scuts... Haverá dualidade, contradições???
Por regra o sr. Feyo, deput. do cds, costuma preparar-se para os debates parlamentares ouvindo a tsf, desta vez parece que andou a ler mais jornais e consultou a folha oficial do DR. Vêmo-lo alí a dar uma lição de... Em rigor, cremos que o "Paulinho das Feiras" ainda manda no grupo parlamentar, ou seja, sempre que os seus membros falam é, de facto, o paulinho que está gritando por eles - e não eles por si próprios. Mas é sempre positivo registar que o sr. Feyo já não prepara os seus discursos com base nos bitaites da tsf - que agora se transformou numa rádio-santuário que acantona pessoas como santana lopes.

Image Hosted by ImageShack.us

Por seu turno, os camaradas da "Coreia do Norte" com sede fixa na AR - fazendo o habitual role-playing de damas ofendidas pelo facto de um seu "quadro" - se oferecer à tv, rádio e mais media como economista isento e reputado em altas fiscalidades - tipo Constâncio, já se vê... Dando, assim, a entender que se trata de um especialista em economia e quando fala não o faz com a cumplicidade ideológica do pcp. Olha quem... Este Bernardoino é cá um brincalhão, o rapaz tem futuro, e é em Piongyang... Solicite-se à TAP que lhe ofereça um ticket só de ida, os portugueses agradeciam...

Image Hosted by ImageShack.us

Seja como fôr algo mudou com este debate e com as realidades socioeconómicas fracturantes que ele reflecte. Socas que costumava ir ao Parlamento de fato-de-treino passear-se em ritmo de jogging da Torre de Belém e da baía de Luanda, terá, doravante, de aparecer de fato Armani e gravata da rua do Ouro. Porque quer a oposição quer o país-profundo passarão a olhar para ele de maneira diferente. Até porque a Nike é uma marca/multinacional que deslocaliza e contribui para acelerar a globalização predatória e tirar o tapete às pessoas e penalizar as economias enriquecendo-se a si própria.

Image Hosted by ImageShack.us

É sempre um prazer "ouver" a deputada Mª Roseira de Belém, ex-ministra da Saúde de Guterres, mas desta feita pôs uma questão sobre solteiros e casados que me fez lembrar aqueles jogos de futebol na província em que os solteiros jogam de um lado, os casados do outro. E no final ninguém ganha, mas todos se riem como tontos estafados à saída do Júlio de Matos. Seja como fôr é sempre entusiasmante ver Belém olhando e rindo para S. Bento, quer dizer, para Sócrates.. Estará ela a fazer-se ao piso ao lugar do actual ministro da pasta (saúde) - Correia de Campos - que parece só faz remendos no sector... Com tamanho sorriso será de desconfiar.É que Belém não mostra só os dentes, desnuda as gengivas...

Image Hosted by ImageShack.us

Por fim, a performance de Jaime Gamas, presidente da AR. Hoje estava especialmente divertido, aliás, pelo tom meio jocoso estava com vontade de mandar toda aquela gente, PM incluído, à merdinha, mas claro que jamais o faria, nem em privado. Mas como peixe de águas profundas que é - ironizava com tudo e com todos a propósito da atribuição dos timings para-lamentares aos vários grupos. Gabava-se de nunca ter ido a África por detestar moscas, mas o Macro interroga-se acerca da importância da filosofia - dado que a sua formação intelectual também passou por aí. Se calhar Jaime Gama até é das pessoas mais qualificadas para ajudar a ministra da Educação a desistir da ideia absurda de meter a filosofia no saco dispensando os candidatos de prova respectiva ao ingresso universitário. António Vitorino também já ressaltou esse aspecto de importância e de mais valia nas humanidades.

Tudo visto e somado não sabemos ainda se o Jumento terá razão ao pôr Socas naquela posição de condutor de Domingo.

Ou será que ele se dirige apenas a M.Mendes? E se o gesto fôr direitinho para Al berto Jão Jardim - tão bem defendido por aquele no hemiciclo... De facto, nada ficou como dantes. Se calhar é porque temos Natal à porta e estamos todos um ano mais velhos... Mas se aquele gesto de Sócrates é para o Al berto - então é capaz de ser acompanhado pelos 10 milhões de tugas que têm uma vontade incomensurável de despachar o senhor há décadas... De facto, nada fica como dantes.

Aguardemos agora pela prometida cessação da ilha do "Contnente".. Seria uma excelente prenda de Natal.

  • Anedota enviada por um madeirense, leitor regular do Macroscópio, que disse ser primo do dito cujo. Mas que, por qualquer motivo, agora está desempregado...
    Na véspera da sua noite de núpcias, o jovem noivo madeirense escuta os últimos conselhos do pai:
    - "Filho, quando entrares no quarto pegas na mulher nos teus braços, porque um madeirense é FORTE!" - "Depois, atira-la para cima da cama, porque um madeirense é ORGULHOSO!" - "Depois pões-te todo nu, porque um madeirense é BONITO!"
    No dia seguinte à noite de núpcias, o pai pergunta como é que as coisas se tinham passado:
    - "Fiz como disseste pai, peguei-a nos meus braços para a levar para o quarto, porque um madeirense é FORTE! Depois, atirei-a para a cama, porque um madeirense é ORGULHOSO! Depois, despi-me completamente, porque um madeirense é BONITO!"
    - "E depois?"
    - "Depois, bem, depois b.... uma sozinho porque um madeirense é INDEPENDENTE e AUTÓNOMO!"