sexta-feira

O regresso da Filosofia - por E. Cioran -

Image Hosted by ImageShack.us

Depois de ler umas coisas sobre o aborto fiquei mais vazio (e não sou mulher...) mas lembrei-de de recuperar Emil Cioran, mas parece que a queda ainda é maior... Por entre chuvas, abortos, inflação e cheias povoadas com orçamentos marados algum gato (preto) há-de escapar. Veremos o que que Cioran nos diz no meio desse trambolhão niilista:
"Em si mesma, toda idéia é neutra ou deveria sê-lo; mas o homem a anima, projecta nela suas chamas e suas demências; impura, transformada em crença, insere-se no tempo, toma a forma de acontecimento: a passagem da lógica à epilepsia está consumada.. Assim nascem as ideologias, as doutrinas e as farsas sangrentas.
Idólatras por instinto, convertemos em incondicionados os objectos dos nossos sonhos e de nossos interesses. A história não passa de um desfile de falsos Absolutos, uma sucessão de templos elevados a pretextos, um aviltamento do espírito ante o Improvável. Mesmo quando se afasta da religião o homem permanece submetido a ela; esgotando-se em forjar simulacros de deuses, adopta-os depois febrilmente: a sua necessidade de ficção, de mitologia, triunfa sobre a evidência e o ridículo. A sua capacidade de adorar é responsável por todos os seus crimes: o que ama indevidamente um deus obriga os outros a amá-lo, na espera de exterminá-los se se recusam.
Não há intolerância, intransigência ideológica ou proselitismo que não revelem o fundo bestial do entusiasmo. Que perca o homem sua faculdade de indiferença: torna-se um assassino virtual; que transforme a sua idéia em deus: as consequências são incalculáveis. Só se mata em nome de um deus ou dos seus sucedâneos: os excessos suscitados pela deusa Razão, pela idéia de nação, de classe ou de raça são parentes dos da Inquisição ou da Reforma. [...]
[...] Somos injustos com os Neros ou com os Tibérios: eles não inventaram o conceito de herético: foram apenas sonhadores degenerados que se divertiam com os massacres. Os verdadeiros criminosos são os que estabelecem uma ortodoxia no plano religioso ou no político, os que distinguem entre o fiel e o cismático. No momento em que nos recusamos a admitir o carácter intercambiável das idéias, o sangue corre... Sob as resoluções firmes ergue-se um punhal; os olhos inflamados pressagiam o crime. Jamais o espírito hesitante, afligido pelo hamletismo, foi pernicioso: o princípio do mal reside na tensão da vontade, na inaptidão para o quietismo, na megalomania prometéica de uma raça que se arrebenta de tanto ideal, que explode sob suas convicções e que, por haver-se comprazido em depreciar a dúvida e a preguiça - vícios mais nobres do que todas as suas virtudes -, embrenhou-se numa via de perdição, na história, nesta mescla indecente de banalidade e apocalipse...
[...] Disso resulta o fanatismo - tara capital que dá ao homem o gosto pela eficácia, pela profecia e pelo terror. Só escapam a ela os cépticos (ou os preguiçosos e os estetas) porque não propõem nada, porque - verdadeiros benfeitores da humanidade - destroem os preconceitos e analisam o delírio. [...]
Num espírito ardente encontramos o animal de rapina disfarçado; não poderíamos defender-nos demasiado das guarras de um profeta. Quando elevar a voz, seja em nome do céu, da cidade ou de outros pretextos, afaste-se dele: sátiro da nossa solidão, não perdoa que vivamos aquém das suas verdades e dos seus arrebatamentos; quer fazer-nos compartilhar de sua histeria, do seu bem, impô-la a nós e desfigurar-nos. Um ser possuído por uma crença e que não procurasse comunicá-la aos outros é um fenómeno estranho à terra, onde a obsessão da salvação torna a vida irrespirável.
[...] O fanático é incorruptível: se mata por uma idéia, pode igualmente morrer por ela; nos dois casos, tirano ou mártir, é um monstro.
Emile Cioran in Breviário de Decomposição

Image Hosted by ImageShack.us