quinta-feira

Blogs com interesse: caixas com ideias lá dentro

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Quando a linguagem das máquinas passa o vocabulário humano?

Meme Central is a site built around Richard Brodie's book Virus of the Mind. However unlike so many other web locations, this is not an embryo of better things to come. It is what it promises: a full-grown midpoint from which to explore the Web world of the meme.

Um espaço de Cristina Melo - Escritura rude e tosca -

O advogado José António Covas oferece-nos, no arranque, uma importante distinção tecnico-jurídica que fará do Justiça - o Homem e a lei - mais do que uma promessa, já uma realidade. Desejamos-lhe sorte e boa continuidade a este novel espaço de reflexão - que ora ganha lugar nesta selva virtual que hoje diz o que é ou não é a realidade. O que é ou não é a lei, o direito e, por vezes, a Justiça. Coisa de muitos de nós tanto procuramos.

Image Hosted by ImageShack.us

E o Globalidades - que ainda ontem nasceu mas já parece uma bola de neve, embora não atropele ninguém. Afinal, quem manda no mundo (?): os governos, as multinacionais, os terrorismos em rede, a sociedade civil global, o Bill Gates, o Belmiro, o Papa ou, como diria alguém, toda essa manada electrónica que anda como um comboio atravessado - ligado por teclados, écrans e sistemas de ciber-pensamento - e alguns negociadores de cavalos, arte e petróleo - que aos poucos impõem uma visão do mundo: ora matando, ora fazendo a paz e a guerra entre as nações, como dizia o Aron. Mas se assim integramos todos essa manada. E se laboramos todos num engano... A maravilhosa teia que vamos tecendo decorre do facto de a G. não ser comandada por nenhum homem, por nenhum governo nem por nenhuma outra instituição do mundo. O que nos obriga a andar todos de "rabo para o ar" em busca desse Poder, dessa (fábrica das) normas, do tal decisor oculto. Não se vê, mas está...

Image Hosted by ImageShack.us

E o Memórias Futuras, cujo autor desde que regressou do Brasil diminuíu consideravelmente a sua produção. Será do clima? Ou ficou apanhado pelo dito... Não sabemos. Mas hoje deixa-nos alí uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, o neomarxista mais liberal da polis lusa e o sociólogo portugês mais cosmopolita. A não perder. E, já agora, cumprimentamos daqui o senhor meu tio Joaquim Paula de Matos.