segunda-feira

Momento de reflexão política em Castelo de Vide

DOIS ÍCONES DE PARADIGMA INVERTIDO, OU SEJA, NEGATIVO
Ver e ouvir o sr. José Barroso todo abespinhado em Castelo de Vide - na Universidade de Verão - suscitou-me alguma reflexão politica. Cá vai:
  • É sabido que Portugal tem exportado muitos valores, desde o desporto à literatura passando pela política e as artes, tudo tem sido uma terrível sangria de cérebros que nos têm deveras empobrecido. Zaramago, Maria João Pires (que se dizia esgotada porque o Estado não lhe dava nem os subsídios nem a atenção que ela pretendia por parte da tutela, são uns ingratos, é o que são!!!), Guterres e o sr. barroso - são alguns desses exemplos "patrióticos" que ilustram o cenário que leva Portugal às ruas da amargura. Mediante o que vejo e ouço, sou forçado a concluir que, infelizmente, alguns desses patriotas ainda cá voltam. Será por causa do clima de Verão ou do amo$ que têm ao país... Dizem-me que ora é por causa dos royalties ora é por causa das raízes transmontanas...
  • Num caso e noutro digo: venha o diabo e escolha. Portugal, doravante, terá de ter muito mais cuidado com os "filhos" que cria e que exporta... Não é só a má fama que dão de Portugal no mundo, é também o desconforto que geram quando regressam.