quinta-feira

Memórias Futuras - por Joaquim Paula de Matos - Salazar, Caetano, Soares e o Ultramar

Agradeço empenhadamente ao meu tio o saber, a experiência e a visão que sempre me dá através das suas palavras, da sua razão e do seu poderoso common sense. Às vezes até me irrita, de tão desarmante que é... E aqui nem sequer é o sobrinho que fala, é observador dos fenómenos sociais. Joaquim Paula de Matos recupera algum do seu pensamento sobre Salazar, Caetano, Portugal e o Ultramar. E conclui já com largo distanciamento histórico e até pessoal, e não é fácil, especialmente para quem viveu aquele processo por dentro como quadro superior e no meio de equilíbrios delicados em que um gesto, uma palavra a mais sinalizava "a morte do artista". São umas boas memórias aquelas que fui, de novo, encontrar no Memórias Futuras, um dos raros blogues e espaços de liberdade que verdadeiramente me inspiram. O que é bom, tão melhor ainda é saber que o seu autor é-me próximo e também meu familiar. Não apenas pela inteligência e simplicidade que verte neles, mas também e sobretudo, pela humanidade que reflectem. Vale a pena ver aqueles textos com olhos de ver. Vale a pena consultar o Memórias Futuras.