Em Portugal sempre custou Ser Livre
- Sugira-se a Jaime Gama. presidente da AR, que quando tiver concluída a Acta parlamentar que irá apurar que o País tem pela um bando de irresponsáveis inimputáveis - que deveria automáticamente perder o mandadato e ir procurar emprego na sociedade, se adquira - em igual número - de exemplares esta Obra de grande valia Cultural e, depois de pagas as respectivas multas dos senhores deputedos à Nação, se obrigasse cada um deles a fazer um resumo do livro por escrito, e a apresentar o mesmo em 48 h. ao País. Seria um 1º passo para induzir na cabeça destes senhores um momento de ética e de moral, e também de reflexão e de responsabilidade que que hoje manifestamente não têm, mas que doravante os deverá fazer pensar duas vezes antes de agirem. Os burros sempre aprenderam à força... Além de aprenderem a escrever português e um pouco de cultura geral, para a generalidade dos deputados, é claro!!! Veriam, assim, cada um desses faltosos e todos no seu conjunto, como combinar a moral de responsabilidade (de origem maquiavélica e atende aos fins) com a moral de convicção (de origem bíblica e kantiana e atende aos princípios) para, no final, se concluir, como fez M. Weber, que não há incompatibilidade entre ambas as morais. E também para saber o que custa Ser Livre em Portugal.
PS: Este caso da xusma de deputados que temos suscita ainda a vontade de perguntar onde fica o Exílio... Não tanto para que os cidadãos se pirem, mas antes para enviar o respectivo endereço aos ditos. Pois, como já sabemos, a circunstância de os ditos estarem no hemiciclo - a coçarem o testículo esquerdo de manhã e o direito à tarde, por entre o envio de mensagens SMS, sorna, muita sorna e folheanços do Récord e da Bola, e também do CM - the best papers in town - ou fora dele é exactamente la même chose... E assim, porcaria por porcaria, sempre se poupariam uns valentes milhares de euros ao erário público e Portugal penhorava-se menos.
- Publique-se na vitrine da AR, que tem muito espaço. Esperemos que o assistente de vitrine já tenha regressado de férias de Páscoa...
<< Home