A neve do clima
Considerado pela comunidade científica internacional como um dos principais problemas da humanidade para o futuro próximo, a mudança climática é antes do mais uma questão política. Que o diga o cientista da NASA James E. Hansen, especialista nesta área, que, de acordo com o New York Times de ontem, sofreu uma tentativa de silenciamento por parte da própria NASA. A agência espacial, no entanto, negou. Paralelamente, e não é coincidência, garantem os climatologistas, começaram a acontecer coisas estranhas ao clima do planeta, que parece estar cada vez mais avariado.
(...)
- Estas considerações são tão interessantes quanto preocupantes. Até porque a ecosfera é um pequeno passo dado por um técnico da NASA em direcção aos espaços celestes. Os astronautas são como camarões, as plantas um sistema de coisas vivas que podem purificar o ar e manter vivos os austronautas. Um dia, em vez de apanharmos o avião para o Brasil, o comboio para Faro ou o Ferry-boat para a Trafaria - ainda compramos ticket para Marte, e lá conheceremos todas as martas da galáxia. Não é isto admirável!!!
- Essa ecosfera reproduz um mundo em miniatura, como se fossem carrinhos da matchbock. Neste momento julgo que ainda não é possível introduzir alimentos no espaço, insuflar O2, purificar ou substituir os seres mortos. Isto porque se trata de um aquário selado.
- Mas o que é mais fascinante na abordagem destes temas futuristas é quando equacionamos a nossa esfera auto-suficiente. É aí que os cosmonautas - os tais que viajam lá para cima enquanto "nós" viajamos até ao Barreiro, Cacilhas, etc... - entram em órbita e observam a Terra... Vêem os setes mares, os "sete" continentes e umas manchas de gelo envoltas numa bola de vidraça de gás - que não é bem o mesmo que o anúncio que promove com aquelas meninas denunciando que o paraíso está na terra, dentro duma bilha de gás... Se fosse mulher, confesso, talvez a ideia não me agradasse, afinal a Galp para vender energia escusava de instrumentalizar tanto as mulheres, e o mais curioso é que elas parecem gostar... Um dia ainda veremos a Helena Roseta fazer uma manifestação avenida da Liberdade abaixo, de braço dado com o poeta Alegre dizendo umas palavras de protesto... Will see...
- Admirável são também os instantâneos tirados do espaço mostrando que está tudo ali: a totalidade da água que possuímos, todo o ar, rochas e calhaus, até do dr. Alberto J. Jardim a fumare de xaruto aparece nessa fotos de satélite, só para poluir a câmara. É impressionante!! É com isto que temos de viver, ou seja, é dentro desta cásula que temos de coabitar, já que abóbada azul de gás paira sobre as nossas cabeças.
- Portanto, da perspectiva de um técnico espacial, e reportando-nos aquela notícia, diria que a ecosfera é formada por 5 partes, todas indispensáveis à nossa vidinha e existência.
- Eis uma fotografia aproximada do que deverá ser o mundo de pernas para o ar, ié, a "coisa" vista de cima para baixo. Eu era incapaz de o fazer, desde logo porque tenho vertigens e porque lá no alto também não deve nevar... E não há, por enquanto, que pague uma ilusão vista de baixo para cima, pelo menos com um dos pés bem assente na Terra.
<< Home