segunda-feira

A neve do clima

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Considerado pela comunidade científica internacional como um dos principais problemas da humanidade para o futuro próximo, a mudança climática é antes do mais uma questão política. Que o diga o cientista da NASA James E. Hansen, especialista nesta área, que, de acordo com o New York Times de ontem, sofreu uma tentativa de silenciamento por parte da própria NASA. A agência espacial, no entanto, negou. Paralelamente, e não é coincidência, garantem os climatologistas, começaram a acontecer coisas estranhas ao clima do planeta, que parece estar cada vez mais avariado.

(...)

Image Hosted by ImageShack.us

  • Estas considerações são tão interessantes quanto preocupantes. Até porque a ecosfera é um pequeno passo dado por um técnico da NASA em direcção aos espaços celestes. Os astronautas são como camarões, as plantas um sistema de coisas vivas que podem purificar o ar e manter vivos os austronautas. Um dia, em vez de apanharmos o avião para o Brasil, o comboio para Faro ou o Ferry-boat para a Trafaria - ainda compramos ticket para Marte, e lá conheceremos todas as martas da galáxia. Não é isto admirável!!!
  • Essa ecosfera reproduz um mundo em miniatura, como se fossem carrinhos da matchbock. Neste momento julgo que ainda não é possível introduzir alimentos no espaço, insuflar O2, purificar ou substituir os seres mortos. Isto porque se trata de um aquário selado.
  • Mas o que é mais fascinante na abordagem destes temas futuristas é quando equacionamos a nossa esfera auto-suficiente. É aí que os cosmonautas - os tais que viajam lá para cima enquanto "nós" viajamos até ao Barreiro, Cacilhas, etc... - entram em órbita e observam a Terra... Vêem os setes mares, os "sete" continentes e umas manchas de gelo envoltas numa bola de vidraça de gás - que não é bem o mesmo que o anúncio que promove com aquelas meninas denunciando que o paraíso está na terra, dentro duma bilha de gás... Se fosse mulher, confesso, talvez a ideia não me agradasse, afinal a Galp para vender energia escusava de instrumentalizar tanto as mulheres, e o mais curioso é que elas parecem gostar... Um dia ainda veremos a Helena Roseta fazer uma manifestação avenida da Liberdade abaixo, de braço dado com o poeta Alegre dizendo umas palavras de protesto... Will see...
  • Admirável são também os instantâneos tirados do espaço mostrando que está tudo ali: a totalidade da água que possuímos, todo o ar, rochas e calhaus, até do dr. Alberto J. Jardim a fumare de xaruto aparece nessa fotos de satélite, só para poluir a câmara. É impressionante!! É com isto que temos de viver, ou seja, é dentro desta cásula que temos de coabitar, já que abóbada azul de gás paira sobre as nossas cabeças.
  • Portanto, da perspectiva de um técnico espacial, e reportando-nos aquela notícia, diria que a ecosfera é formada por 5 partes, todas indispensáveis à nossa vidinha e existência.
1) Terra - um dedal de terra no fundo da esfera
2) Água - constitui (só) 2/3 da esfera
3) Ar - enche o resto dessa nossa esfera
4) Fogo - decorre da luz solar que penetra no nosso campo de visão todos os dias, mesmo quando neva
5) Vida - que são essas algas, camarões, micróbios que flutuam e nadam na água.
  • Eis uma fotografia aproximada do que deverá ser o mundo de pernas para o ar, ié, a "coisa" vista de cima para baixo. Eu era incapaz de o fazer, desde logo porque tenho vertigens e porque lá no alto também não deve nevar... E não há, por enquanto, que pague uma ilusão vista de baixo para cima, pelo menos com um dos pés bem assente na Terra.

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Nota: noutros países os deuses devem estar mais loucos do que cá em Portugal: noutros países existem tempestades, furacões, chuvas diluvianas, terramotos, maremotos, tsunamis e o mais. Em Portugal Neva... Ora também não é isto admirável?!!

Image Hosted by ImageShack.us