quinta-feira

Salvador Dalí

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us SALVADOR DALÍ A globalidade da obra do génio espanhol é duma perturbação criativa permanente. Mesmo para os cientistas políticos, alheios às artes, a sua inspiração traz lições que virtualizam o real. Pense-se n’ Os Ovos Estrelados sem o Prato, a Persistência da Memória moldando (relógios na paisagem). Tudo é possível na conquista do irracional sobre o racional. Uma lição alucinante que colhe na política em que o herói se afirma pela revolta e mata o pai. Dalí é a ruptura que há em nós, só que ele foi o único pintor moderno a receber uma encomenda directa de Deus.
  • Para Dalí o sono era um monstro apoiado em muletas. E eu concordo, porque é assim que me vejo quando acordo na persistência da minha memória. E você??
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us
  • Alí vemos o estrondoso estampanço desse "grande democrata" que é Fidel Castro. Infelizmente, a coisa não teve consequências agudas. Mas podia ter. Hoje, há uma tese que diz que aquilo não teve lugar, foi tão só uma alucinação de Dalí que ao interpretar fielmente o sentir da humanidade, lhe pregou aquela rasteira. Eu como sou crente também devo ter comparticipado nesse grande gesto que, esperemos, se repita eternamente - até que o mal seja banido da história. Esperemos que Deus seja cubano e que Dalí dê mais ajudas. E, já agora, que eu esteja cá para as ver. Às quedas...