terça-feira

Sampaio ao retardador. Notícas do coelhinho

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us
  • A uns meses do sr. dr. J. Sampaio terminar o seu mandato, que não se percebeu quando começou (tal a discrição da sua função), procura homenagear o Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan. So far, so good. Fá-lo com base nos valores mais elevados da condição humana e em prol da Humanidade É de louvar. Ámen.
  • O prof. Freitas do Amaral lá moveu as suas influências na República Imperial e conseguiu que o homem viesse cá ao burgo dar uma ajudinha ao apagado dr. Sampaio - que já ninguém sabe que existe políticamente. Alguns até pensam que ele nunca saíu da autarquia de Lisboa. Outros ainda julgam que ele é o vereador do trânsito e dos semáforos na capital. E outros ainda, pensam que ele é o ministro das Obras Públicas, por causa das rotundas, leia-se - dos discursos arredondados sobre tudo e sobre nada. Sendo que depois de falar tudo fica na mesma. E é pena, porque a sociedade portuguesa merecia melhor. Muito melhor.
Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Contudo, o mais caricato do processo de agenda-setting do PR é que a independência de Timor-Leste já foi à uma catrafada de anos. A não ser que Kofi Annan se tenha solidarizado com Sampaio no sentido de o ajudar a concluir o seu pobre mandato: cinzento, cinzentinho, cinzentão. Os seus discursos redondos - sobre a Justiça, a Educação e o mais - são um espelho das rotundas do País, por vezes conduzem a acidentes.
Image Hosted by ImageShack.us
Mas a correspondência trazida por este coelhinho solidariza-se com Sampaio. E nós também. Apesar de tudo isto nos perturbar. Pois a vida política é suposto ter um timing, uma lógica e uma racionalidade. Homenagear alguém cerca de 5 anos após o facto que lhe deu origem, diz muito de um povo, ou melhor, diz tudo dos políticos que temos. Daí julgarmos que o SG da ONU, Kofi Annan - veio a Portugal, precisamente, não para ser homenageado mas para homenagear o anfitrião: o dr. J. Sampaio. No fundo, ele precisa de ser abrilhantado e agigantado no fim do seu percurso político - de tão apagados terem sido os seus mandatos... Será que por Belém não haverá assessor que, compreendendo as horas da política, os timings da decisão, não introduza uma certa dose de bom senso nestas questões? - que são tão importantes como salamaleques dos doutoramento honoris causa... Por este andar, um destes dias, ainda vemos o Dr. Paulo Portas a fazer a evocação das exéquias ao Dr. Salazar no outro lado da Ponte 25 de Abril. Ou então - ainda vemos a TSF e a SIC a fazer uma reportagem de Cavaco em Stª Comba Dão - evocando os elevados préstimos à nação desse grande professor de finanças públicas que foi o "Botas", perdão, o António Oliveira. Por este andar, e copiando o sentido de oportunidade política do sr. dr. J. Sampaio, e à luz da loucura transloucada que campeia nos espíritos em Portugal, ainda poderemos assistir ao dr. Mário Soares - fazer um discurso revoltado contra o STAPE - por Seara ter (supostamente) viciado os resultados eleitorais em Sintra - que deu a derrota ao seu querido filho, Joãosinho. E tudo isso ao som de muitos Vivas ao General Humberto Delgado e uma forte censura à PIDE, ao Salazar e ao seu novel mentor: - Cavaco (e) Silva. Enfim, um prenúncio do ambiente presidencial que um destes dias marcará encontro consigo numa esquina do passado - bem perto do seu futuro-presente. E eu digo. Viva Portugal Viva o D. Afonso Henriques e o D. Sebastião e Batalha de Alcácer-Quibir
PS: temostambém de homenagear o Marquês de Pombal - por ter feito a Av. da Liberdade tão larga (hoje demasiado estreita). E já na altura lhe chamaram louco... Será que ainda vamos a tempo.
Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us