sábado

O petróleo

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us O senhor Henri disse: já vos terei explicado o funcionamento de um motor eléctrico? ... um copo de absinto, aqui, para o senhor doutor, eu próprio - pediu o senhor Henri. ... eu explico muito melhor o funcionamento de um motor eléctrico depois de beber um copo de absinto. ... depois de beber quatro copos de absinto eu já explico é o funcionamento de um motor de absinto. ... por isso é que eu nunca explico o funcionamento de um motor eléctrico depois de beber quatro copos de absinto. ... uma corrente contínua é alternadamente atraída para um e para outro pólo. ... o motor funciona como um jogo de pingue-pongue onde a bola é a corrente eléctrica, e os jogadores são os dois tão bons que a bola nunca pára, terminando o jogo com a pontuação em zero-zero. ... mais um copo de absinto, que hoje o senhor Henri, o Grande Mestre, veio inspirado de casa. ... eu sou muito bom a dar imagens. ... o primeiro dínamo eléctrico funcional foi inventado em 1873, e o primeiro motor de indução foi inventado em 1885. ... que tem a dizer a estes factos, senhor engenheiro? ... também sei a data do meu aniversário e a data da primeira perfuração para encontrar petróleo. ... foi realizada por Hunaus, em 1857, e a partir daí nunca mais se parou de olhar para o chão. ... nunca se percebe se olham para o chão para não tropeçarem ou para cheirarem petróleo. ... para mim todos os líquidos que não se bebam, como é o caso do petróleo, são como textos escritos em línguas que eu desconheço. ... e para que serve, afinal, um texto que não se consegue ler? - perguntou o senhor Henri.