sexta-feira

Santana Lopes elogia Jorge Sampaio. Sans rancune...

P Image Hosted by ImageShack.us
SL
  • Que remédio... Com jeitinho ainda lhe vai pedir apoio para as presidenciais..., sans rancunes...

O primeiro-ministro cessante despediu-se esta sexta-feira do Presidente da República «sem rancores» e com a convicção de que Jorge Sampaio fez a leitura certa da vontade popular quando decidiu dissolver o Parlamento e convocar eleições.

  • O dr. dr. Lopes - conhecido por ter uma grande memória, parece tê-la perdido agora, no momento da despedido(a)... Ou já está a pensar em Belém!? Julgo até, a aferir pelos seus comportamentos e atitudes públicas, manifestamente conhecidos, que quer ou gosta de, pontualmente, fazer os portugueses de parvos e, no limite, transformá-los em sistemáticamente estúpidos. Pois o povo, dito de esquerda, não crÊ numa só vírgula que ele diz. E vem agora, do alto da sua lamentavel hipocrisia, dar razão a Sampaio só porque o país real deu a maioria absoluta ao PS... O dr. Lopes tem de compreender uma coisa: nem toda a gente privou com Sá Carneiro ou é uma sumidade em Direito Constitucional como alguns, agora, dizem que ele é. O tempo não parou, salvo na sua cabeça, e as leis universais também não. E foi por inobservância daquelas leis que o dr. Lopes foi corrido do país pelas portas traseiras, sem dignidade... Ante a derrocada, precisou até de dois ou três dias para digerir os estragos que fez ao país real e perceber que já não tinha condições, nem apoios... A política é a arte do engano, da força e da fraqueza, mas também da traição. Neste caso, a arte de dar tiros nos pés... Calculo que se o povo caísse na asneira de lhe dar a vitória, por uma qualquer maldição dos deuses, admito até que enviaria de imediato Sampaio para o Ruanda ou para a Libéria...

Após o almoço de despedida, no Palácio de Belém, Pedro Santana Lopes quis deixar claro que, apesar das divergências políticas do passado, a sua relação pessoal de «há muitos anos» com Jorge Sampaio permanece «intocável e inatacável».

  • "Caudilho"..., chama a isto divergêngias??? Sampaio é um caudilho..., ó dr. Lopes, tem de rever os velhos manuais de Ciência Política. Será que passou do índice??? ou então faça uma consulta rápida aos artigos da Polis do dr. Lili Rogério, que é considerado em Portugal como o maior especialista em generalidades... De tal modo, que há dias foi abordado por ña rua por um paciente que precisava de aspirinas e o confundiu com uma farmácia, ambulante... Outra opção, é recorrer aos serviços do dr. Delgado, sempre pronto para ajudar.. Aquilo é que amizade. Teve sucesso... Ao invés de um conhecido meu, que se fartou de elogiar o dr. P. Portas - na expectativa de subir a ministro dos submarinos... Descurando que estes não sobem, descem... Com o trauma da não promoção, passou-se para o Bloco de Esquerda, onde, hoje, serve o mano...

«O meu lema é sempre "sem rancores" e não guardo rancores nenhuns porque acho que eles não são devidos», acentuou o primeiro-ministro cessante, afirmando que procura sempre «não ser rancoroso».

  • Pois, pois, e eu sou o Bill Gates, até tenho mais dinheiro do que ele.. tanto que o Ricardo Salgado - Espírito Santo - (não confundir com os santos das capelas, já amarelados com o tempo, e de faces rachadas por verem tanto pecado intramuros) até já teve de abrir uma dependência no deserto só para mim...
Depois de sublinhar o «modo exemplar» como decorreu a relação institucional com Sampaio, Santana Lopes admitiu que o Presidente da República fez uma leitura correcta da situação política quando decidiu dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas.
  • Compulse as declarações comicieiras que fez com o que diz agora... Em política há uma máxima que o senhor Lopes já deveria saber. E se não sabe, digo-lhe eu agora aqui: a credibilidade é como a virgindade, uma vez perdida nunca mais...
«É isso que revela o resultado das eleições. Com certeza que o povo disse que o sr. Presidente tinha decidido bem», reconheceu o chefe do Governo cessante, embora recordando que em democracia as maiorias têm legitimidade, mas nem sempre razão.
  • Graças a Deus

«O povo não decide bem só quando nos dá razão a nós», acrescentou.

  • Amen, agora todos)))
Após a refeição, Jorge Sampaio fez questão de acompanhar Santana Lopes à sala das bicas do Palácio de Belém para se despedir, naquele que deverá ser o último encontro institucional entre ambos.
  • Amen, 1000 vezes...
O primeiro-ministro cessante escusou-se a revelar pormenores sobre o futuro político, designadamente se retoma o cargo de presidente da Câmara de Lisboa, concentrando todas as declarações nos elogios ao Presidente da República.
  • Oh, meu Deus, outra vez não..., pfv. O aprofundamento e o alargamento dos buracos que dão cabo das suspensões e armortecedores aos veículos automóveis, não pára de aumentar. Terá o Lopes alguma comissão com o negócio das oficinas & reparações.. Óh meu Deus, por pfv, mais buracos não...
«Aprendi com os meus pais que para as decisões importantes deve dar-se pelo menos 24 horas. Já tomei a decisão de convocar um congresso do PSD, já tomei a decisão de não me recandidatar"
  • Pronto, lá está ele a ofender a família e a pendurar-se outra vez em Belém... Julga que os portugueses além de parvos são também estúpidos... Alguns, são até hermeneutas de 1ª água. Por isso, até os sorrisos, omissões e bocejos têm um significado preciso na figura do sr. Lopes. Por isso, o melhor mesmo é não aparecer em público nos próximos anos... Talvez até ao cumprimento do próximo Quadro Comunitário de Apoio - 2010-13. Ah, e a srª minestra da educação & ciência - que foi tudo quase la même chose, aussi...

«Quero apenas dar público testemunho do modo exemplar como decorreu o trabalho institucional», concluiu o primeiro-ministro cessante, que esteve no Palácio de Belém acompanhado pela sua chefe de gabinete, Ana Costa Almeida.

  • Bom, agora vou até ao Kremlim. Kremlin, não, pois ainda me chamam comuna. Vou antes até ao Plateau.. Mas isto também já foi chão que deu uvas.. Talvez a Kapital... do Burundi. Ou Ruanda, sempre fica mais perto do Corno d'África... Do que Portugal se livrou, meu deus, mesmo que o pesadelo tenha durado meio ano. Mais do que qualquer intervalo de filme de terror.
  • Diário Digital / Lusa 25-02-2005 15:33:00
  • A preto segue o texto do Sr. Lopes
  • PS: A Azul - seguem as nossas sugestões ou hipóteses de resposta.
  • Caro leitor,
  • Estimado amigo - Faça você o teste e responda por si.
  • Last remarque:
  • dr. Lopes guarde, pfv, os seus bons sentimentos para si. Jamais os partilhe com quem quer que seja. Em tempos, confesso, ainda tive alguma simpatia pessoal e até política pela esperança que representou em Portugal, numa dada altura. Mas depois de perceber que é um tigre de papel, e das dificuldades e imbróglios que gerou em Portugal nestes últimos 6 meses, estamos conversados. Confesso, que até um presidente de secção do PsD, daqueles que telefonam aos "intelectuais" para lhes escreverem os textos e burilarem as ideias que no dia seguinte apresentam nas conferências como sendo suas, faria melhor. O senhor, afinal, nada percebe de política. Nem um político soube ser. Andou rebocado por um partido pequeno, de 3 ou 4%, pediu conselhos a toda a gente. DEcidiu mal. Perseguiu muita gente boa. Colocou os amigos no poder, que o chamuscaram ainda mais. Não apresentou uma única ideia sustentável neste Portugal contemporâneo, que ficou estarrecido a olhar para si. E a descentralização para Santarém, a culminar na Golegâ, só podia ser uma brincadeira hípica que se esgota numa cavalgada de 3 segundos. Qualquer campino, de vara na mão e barrete na cabeça, o desaprovaria enfastiado..
  • Medite nestas linhas, e, em solidão verá que até estou a ser seu amigo. Releia, ou leia mesmo pela 1ª vez, o velho Nicolau. Olhe que ele não tem só O Príncipe, veja também os Discorsi...Verá quão longe está da boa e alta política. Fale com o prof. Marcelo, talvez possa dar explicações ao domicilio e faça um desconto especial para ex-companheiros.. Mas nada de ofensas, perseguições e pancadaria. Para ter sucesso, tem de se prometer isto a si próprio.. Seja resistente, como o maoista bruxelense, que hoje se ri de todos, inclusive de si... Já viu que não teve de fazer mais um congresso para o derrotar. Derrotou-o entregando-lhe o poder, de mão beijada. E você, naíf, aceitou. Ora o poder jamais é uma esmola... Por isso, é que quando o tentou conquistar nas urnas o povo, zangado, só lhe deu 28%... E roubou-lhe 32 deputados.. Isto mata qualquer partido.
  • Ah, lembre-se duma coisa. A política não é o que julga que ela é.
  • Ela nem sequer é exclusiva dos seus bons sentimentos. Por isso os deve guardar só para si.Bem guardadinhos.
  • E onde existe demagogia, populismo, ofensa, rumor, boato, assassinato político, tudo isso não basta para se dizer que se tem uma política. Aliás, isso é tudo menos política.É a sua antítese. Ora, em rigor, foi tudo isto que permitiu nos últimos 6 meses. E depois vai a Belém dizer o que disse! Humilhar-se de novo!?
  • E onde existe Habilidade e Astúcia - só o é por pouco tempo, para logo se impor o domínio da Força - que demonstrou não ter. O Direito, às vezes. Que demonstrou desconhecer.
  • Mas, afinal, quem deveria estar hoje a ser moral e políticamente julgado era do sr. Durão. Você acabou por ser um inocente, um ingénuo que acreditou que a política se faz com os amigos.
  • Não tenho qualquer dúvida que se hoje Sá Carneiro fosse vivo, lamentaria profundamente a sua performance. E acho também que desaprovaria a atitude moral e políticamente censurável tomada pelo dr. Durão, escravo do seu desejo e desmedida ambição.
  • E mais não digo, porque a Política é tudo e não é nada. Cheira mal sem que ninguém, ao certo, saiba explicar bem como e porquê!
Estas duas imagens significam:
  • 1) A presença d'alguém sans rancune no Palácio de Belém
  • 2) A face de Janus - esse deus de duas cabeças que olha para leste e oeste ao mesmo tempo
Agora, como já não pode olhar para S. Bento tenta olhar para Belém...

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us