segunda-feira

À atenção do Consórcio Internacional dos Jornalistas de Investigação. Os ditadores africanos


Alguns dos empresários portugueses viram os seus nomes publicitados nos media porque mentiram relativamente à origem do seu património e das transações financeiras que fizeram e/ou a que colocaram as suas assinaturas para validar tais operações. E sempre que foram apanhados a mentir os media, hoje na posse de informação valiosa (repito, valiosa!!!) pespegaram com os seus nomes na vitrine da opinião pública. 

Pois além de verem os seus esquemas financeiros desmontados diante de todos, aqueles empresários portugueses (compulsivamente mentirosos) são publicamente envergonhados, e isso constitui uma limitação severa à sua liberdade de expressão pública futura. 

Vem isto a propósito dos nomes dos ditadores africanos (e seus familiares cujas fortunas são de origem bastante duvidosa...) que devem estar condensados nos Panama Papers, e que aquele consórcio deve conhecer, e conhecendo alguns desses nomes é natural e previsível que, a cada momento, façam bom uso do quarto poder que têm na sociedade digital do nosso tempo. 

Aliás, os media já começaram a fazer essa cirúrgia, a qual vai continuar a conta-gotas nos próximos meses. Porque a informação é valiosa e durou muito tempo a conquistar... E rende comercialmente, sobretudo numa fase em que a imprensa escrita está em crise por força da emergência do online.


_______________


Etiquetas: