terça-feira

Notícias do outro mundo...

Nota prévia: Diria que é difícil encontrar empresas sérias que queiram e possam restituir parte da receita ao legítimo proprietário do computador do que identificar o nome da dona da relíquia. Além de que o lixo - se estiver no espaço público - deixa de ser de quem lá o colocou. 

________

Procura-se mulher que deitou fora computador Apple antigo vendido por 200 mil euros

por DN.pt
Só foram feitos 200 computadores Apple-1, por Steve Jobs e pelos seus colegas, nos anos 70, e estes podem valer centenas de milhares de dólares.
Só foram feitos 200 computadores Apple-1, por Steve Jobs e pelos seus colegas, nos anos 70, e estes podem valer centenas de milhares de dólares.Fotografia © Binarysequence | Wikimedia Commons
A "mulher mistério" estava a esvaziar a garagem após a morte do marido e entregou uma caixa de material eletrónico num centro de reciclagem. Esse "lixo" era na verdade um raro Apple-1.
Um computador Apple-1, da primeira geração de computadores criados por Steve Jobs e pelos seus colegas em 1976, pode valer até 200 mil dólares, ou mais de 180 mil euros. Mas para uma mulher norte-americana, o Apple-1 vintage era lixo. A "mulher mistério", como lhe chamam os média norte-americanos, esvaziou a garagem e entregou o computador num centro de reciclagem de material eletrónico. O centro de reciclagem vendeu-o e agora procura a mulher para lhe dar 100 mil dólares.
A mulher idosa que entregou o computador no centro de reciclagem Clean Bay Area não conhecia o seu valor, disse o vice-presidente do centro, Victor Gichun, ao jornal local San Jose Mercury News. "Ela disse: 'Quero livrar-me destas coisas e limpar a minha garagem'", contou Gichun.
O centro de reciclagem vendeu o Apple-1 por 200 mil dólares a uma coleção privada, mas, como relembra o Washington Post, modelos semelhantes já foram vendidos por 750 mil dólares (685 mil euros). Os responsáveis da Clean Bay Area querem entregar metade do valor da venda do computador à "mulher mistério", mas sem saberem o seu nome a tarefa revela-se difícil.
__________

Etiquetas: , ,