terça-feira

Família com 4 casos de cancro pode perder casa

Nota prévia: O que dizer desta tragédia familiar senão ler, meditar e agir. Ante problemas menores, aqui reside uma, duas, três toneladas de dor e tragédia só ultrapassada com esperança, recursos, expertise e alguma (ou muita!!) sorte. E a inevitável sensibilização pública para que os ditos poderes públicos ajudem activamente na resolução desta tragédia.

__________

Família com 4 casos de cancro pode perder casa


Doença atinge casal e dois filhos menores. Desemprego forçado dos progenitores não permite pagar contas e despejo é séria ameaça

A filha mais nova, de 7 anos, é a única que goza de saúde nesta família residente em Vildemoinhos, S. Salvador, em Viseu.
Com as doenças veio o desemprego. José trabalhava na construção civil e teve de deixar a profissão. Fátima trabalhava no ramo da hotelaria, mas também teve de deixar o emprego, há cerca de um ano. "Quando os médicos descobriram a leucemia ao meu filho, tive de largar tudo para cuidar dele", justifica a mulher, que não contava adoecer também. "Comecei a vomitar sangue e depois os médicos encontraram-me um cancro no estômago com quatro centímetros. Fiz cinco sessões de quimioterapia, retiraram-me o tumor. Em princípio, vai correr bem", diz, esperançada.
Mas surgiu mais uma surpresa depois de os médicos lhe recomendaram que as filhas fizessem exames de despistagem. Os resultados chegaram há um mês: "A Rita tem um linfoma no intestino", revela. Esta foi a notícia que mais abalou João Pedro. "Já não bastava os meus pais estarem doentes, agora é a minha irmã", diz o adolescente com leucemia.
"Eu sei que tenho uma doença na medula óssea. Sempre gostei de estudar e sempre soube o que se passava comigo", conta João Pedro, que este ano não pode ir à escola fazer o 8.º ano. "Tento levar a minha doença como uma brincadeira", diz, como quem quer desdramatizar. Mas nem sempre tem a mesma disposição.

Para ajudar esta família pode fazer uma transferência usando o 

NIB: 003507530001659270055 ou o IBAN: PT50003507530001659270055.

___________

Etiquetas: