terça-feira

Passos Coelho & carlos Costa: tudo bons rapazes...

Nota prévia: Passos coelho parece ter-se entendido com Carlos Costa, governador do BdP; este, por omissão, permitiu que boa parte da banca menos séria cometesse crimes contra os clientes, esbulhando-os, demonstrando, afinal, que o BdP tem apenas um papel decorativo na regulação financeira em Portugal; aquele, por via duma governação desastrada e desastrosa, cilindrou a economia nacional. Estão bem um para o outro, daí o entendimento desta catástrofe perfeita que mina a sociedade - e que não só arruinou a credibilidade do sistema financeiro nacional, como também fez o Portugal profundo perder a esperança na democracia, nos agentes políticos e nas instituições. Numa palavra: Passos só poderia acertar o passo com Costa, qual deles pior do que o outro..., no mais miserável dos mundos. 
__________
Passos Coelho admite manter Carlos Costa no Banco de Portugal
Fotografia © EPA/TIAGO PETINGA
Primeiro-ministro não afasta continuidade do governador. CDS tem fortes reservas, mas não está disposto a abrir guerra.
A um mês do final do mandato do governador do Banco de Portugal (BdP) a recondução de Carlos Costa ganha força e adeptos. E no topo dos que defendem a continuidade do supervisor da banca estará Passos Coelho, que parece imune às consequências do colapso do BES e às conclusões da comissão parlamentar de inquérito (CPI).
Uma situação que, além de não acolher a simpatia do PS, poderá causar algum incómodo ao CDS, que, no entanto, segundo apurou o DN, não está disposto a criar uma guerra com o parceiro de coligação.
Fonte do PSD contactada pelo DN frisa o comportamento "politicamente incorreto" de Passos, pelo que, apesar da derrocada do banco e das críticas que foram feitas na CPI à atuação do BdP, diz ter quase 100% de certeza de que o primeiro-ministro optará pela recondução.
Esse mesmo sinal foi deixado por Passos em entrevista ao Sol, na sexta-feira. "É uma decisão que não está tomada. Ainda não falei com a ministra das Finanças, mas ela sabe que eu tenho uma visão muito positiva do mandato do governador", afirmou o primeiro-ministro, apesar de ter frisado que a nomeação não foi feita pelo governo PSD-CDS.
_________

Etiquetas: , , , ,