quinta-feira

Louvre vai ter um quadro de Josefa de Óbidos. Oferecido por um luso-descendente


Maria Madalena confortada pelos Anjos, assinado por Josefa de Óbidos, foi a leilão na Sotheby's. Custou 269 mil euros



Intitulada "Maria Madalena", a obra foi arrematada em janeiro deste ano num leilão internacional, por 269 mil dólares (238.615 euros), por Filipe Mendes, que possui uma galeria de pintura antiga em Paris.
"Vi primeiro o quadro em Londres e, depois, soube que iria a leilão. Pensei de imediato que era uma oportunidade única", disse o galerista português à agência Lusa.
Apaixonado pela obra de Josefa de Óbidos (1630-1684), a única pintora profissional em Portugal no século XVII, cujo estilo impulsionou o movimento Barroco português, Filipe Mendes, 40 anos, tinha o sonho de a ver representada no Louvre.
O Museu do Louvre, em Paris, recebeu 9,3 milhões de visitantes em 2014, sendo o museu de arte mais visitado do mundo.
De acordo com o galerista português - emigrado em França desde os 14 anos, onde estudou História da Arte e Direito - atualmente existem apenas duas obras de pintura portuguesa no Louvre: uma natureza morta, criada por Baltazar Gomes Figueira (1604-1674), pai de Josefa de Óbidos e seu mestre, que se encontra exposta nas salas de pintura espanhola, e outra de Domingos Sequeira (1768-1837), que não se encontra patente ao público. [...]
_____________
Obs: Além do dinheiro, foi louvável a atitude do galerista luso-descendente, Filipe Mendes. Felicite-se o mecenas pela promoção de uma artista portuguesa do séc. XVII - algo esquecida, intra e extra-muros. 

Cfr. a biografia de Josefa de Óbidos, aqui
Adoração dos Pastores, 1669

_______________

Etiquetas: