sábado

Curiosidades acerca da construção da Torre Eiffel



Hoje é um dos mais importantes pontos turísticos da “Cidade Luz”, também apelidada pelos franceses de “Dama de Ferro”. No entanto a torre Eiffel originalmente seria, apenas, uma estrutura temporária, que seria desmontada mais tarde.

Os números da Torre Eiffel

A obra toda construída em ferro, tem 324 metros de altura e custou, na altura, 7.8 milhões de francos franceses (cerca de 1.2 milhões de euros) e demorou apenas 2 anos a ser construída. Ao representar a ciência, a arte e a engenharia, em uníssono, a Torre Eiffel é o edifício mais alto de Paris e o monumento pago mais visitado do mundo.
Foram necessários mais de 300 trabalhadores para colocar as 18.038 peças de ferro. É este material em treliça que constitui as duas partes da torre, ou seja, uma base, assente em quatro pés, e uma torre com quatro colunas que vão afunilando até se unirem no topo.
A torre é constituída por três níveis. Os visitantes podem visitar a torre pelas escadas ou de elevador. Consoante a opção de cada um há um preço diferente. Quem optar por subir pelas escadas, tem que enfrentar uma escadaria com cerca de 300 degraus só para chegar ao primeiro nível da torre. No terceiro andar, o mais alto nível e apenas acessível por elevador, os visitantes podem desfrutar de uma vista panorâmica sobre a cidade. A primeira estrutura fica a 57,63 metros do solo, a segunda a 115,73 metros e a terceira a 276,13 metros.

Curiosidades sobre a Torre Eiffel


- A sua estrutura foi construída com o auxílio da matemática para resistir ao vento;
- Inicialmente a Torre Eiffel foi pensada para ser construída em Barcelona, mas as autoridades locais refutaram a hipótese;
- No dia da inauguração Alexandre Gustave Eiffel subiu ao cimo da torre para hastear a bandeira francesa;
- Pesa cerca de 9000 toneladas;
- São gastos 50 toneladas de tinta a cada 5 anos para evitar a corrosão;
- Até 1930 foi considerado o monumento mais alto do mundo, após a construção do Chrysler Building, em Nova Iorque, perdeu esse título;
- Tem uma visita média 7 milhões de visitantes por ano;
- Segundo as leis da física, os cientistas acreditam que a torre é 15 centímetros maior no verão do que no inverno, devido à dilatação do ferro;
- A torre tinha sido inicialmente pensada para durar apenas 20 anos, ou seja, após este período seria destruída. A insistência de Eiffel fez com que a estrutura fosse mantida até aos dias de hoje. Para além de ter mostrado de que forma a torre poderia potenciar a meteorologia, a observação astronómica ou a física, a sua sobrevivência também esteve relacionada com a antena que tinha no topo, e que era utilizada para as comunicações da cidade.
_________

Etiquetas: