terça-feira

Saiba quais são os seis vinhos portugueses entre os 100 melhores do mundo


Nota prévia: Espero que nesta lista não tenham sido considerados os vinhos do Figueiredo, o tal dos Registos & Notariado, esse "grande empreendedor" de Tabuaço, Viseu!!! 

Em Portugal, mesmo quando há escândalos que envolvem corrupção de Estado, tudo tem ainda contornos provincianos, labregos, primários. O que diz bem do que ainda somos...

_______


Saiba quais são os seis vinhos portugueses entre os 100 melhores do mundo

Após a divulgação dos 10 melhores vinhos do mundo, nos quais se incluem três portugueses, a Wine Spectator apresentou hoje a lista completa com os 100 melhores vinhos eleitos por esta revista norte-americana. Portugal, que já tinha visto três vinhos no primeiro, terceiro e quarto lugares, tem agora outros três rótulos entre os melhores do mundo.
Ultrapassando o já conhecido top 10, surge logo em 13.º lugar o Fonseca Vintage Port, de 2011."Massivo, concentrado e poderoso", é como um escanção da Wine Spectator define este Porto, que é "melhor entre 2040 até 2060". Tem um preço que ronda os 124 euros.
Quinta do Portal Colheita de 2011 (os cinco vinhos portugueses no topo desta lista são deste ano) surge em 27.º lugar. Um vinho do Douro tinto "exótico", para beber desde já até 2019, como afirma o mesmo escanção. Mas atenção, se quiser comprar algumas garrafas, que custam cerca de 13 euros cada, saiba que existem apenas 8160 caixas para o mundo inteiro.
No topo da segunda metade da tabela, em 56.º lugar, surge o único português da lista que não é do Douro, nem de 2011. O tinto alentejano Ramos Reserva de 2012, de João Portugal Ramos, do qual foram produzidas 41.800 caixas, é "poderoso e elevado". Custa cerca de 10 euros a garrafa e é "para beber até 2020".
Como ficou conhecido na semana passada, o Dow's Vintage Porto 2011 foi considerado o melhor do mundo pela WIne Spectator. Os terceiro e quatro lugares ficaram para o tinto Chryseia 2011 Prats & Symington (P+S), da região do Douro, e o tinto Quinta do Vale Meão, de 2011.

________


Etiquetas: ,

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home