terça-feira

A blindagem - por Luís Meneses Leitão -



Há dois anos, quando António José Seguro fez aprovar estes estatutos no PS, Marcelo Rebelo de Sousa acusou-o de estar a realizar uma "golpaça", de que um líder forte nunca necessitaria. Descontando a criatividade linguística, é manifesto que esta previsão se realizou integralmente. Precisamente por não ter força política, Seguro necessitou de blindar os estatutos do PS. Há que reconhecer que o fez com enorme eficácia, uma vez que o avanço de Costa, que politicamente se adivinharia imparável, afinal tropeça sistematicamente em inúmeros obstáculos processuais. Costa está agora limitado a discutir umas "primárias" marcadas por Seguro, cujo universo eleitoral é desconhecido, mas que Seguro garante que poderão levar à sua demissão. Temos assim que o líder de um partido escolhido pelos militantes não pode ser por estes destituído, mas pode sê-lo por meros simpatizantes. Entretanto o PS ficou a ferro e fogo, e durante muitos meses não vai fazer qualquer oposição ao governo.


________________

Obs: Temos de admitir que o douto Marcelo na sua antecipação de análise política por vezes acerta. Ele só não antecipou foi o seu fim triste na aliança contra-natura com o seu ex- colega, Paulinho das feiras.

Quanto a Seguro, temo que ainda não tenha percebido o que aí vem, pois mesmo que bloqueie ou adie artificialmente por mais uns meses a realização do Congresso extraordinário - ele terá sempre grandes dificuldades internas para fazer oposição ao governo, que assim tem rédea solta para continuar a destruir a economia nacional e a esmagar os portugueses com mais e mais impostos, excepto aos que entretanto já emigraram, que são aos milhares por semana. 

De facto, não compreendo a dimensão do medo de Seguro mas, por outro lado, ele é o próprio a desafiar António Costa para debates televisivos.

Então, não seria mais realista, útil e esclarecedor fazer esse grande debate de ideias e de projectos em contexto de Congresso extraordinário?!

Ou será que Seguro também é apologista da sociedade espectáculo patrocinada pelos media...

____________


Etiquetas: , , ,