segunda-feira

Uma Introdução à Política – Diogo Freitas do Amaral (e outros)



«Uma Introdução à Política – Diogo Freitas do Amaral, Maria da Glória Garcia e Pedro Machete, é uma proposta da Bertrand em Abril.

A «Introdução à Política» de Diogo Freitas do Amaral nas livrarias a 17 de Abril
«A ideia de escrever este livro é antiga. Quer antes, quer depois do 25 de Abril de 1974, na Universidade ou na política, entre amigos ou apenas conhecidos, e também na praia ou em conversa com taxistas, fui muitas vezes solicitado a procurar – de forma clara e susceptível de ser entendida por todos – explicar os mais diversos problemas políticos, analisar as mais diferentes situações políticas, e avaliar, como boas ou más, as sucessivas políticas públicas seguidas pelos vários governos, em Portugal ou no estrangeiro. 
 
Como estudei ciência política no meu curso de Direito, e passei grande parte da minha vida a fazer política – como líder partidário ou como independente, na Oposição e no Governo, na imprensa e na rádio e televisão, na União Europeia das Democracias Cristãs e na Organização das Nações Unidas –, achei que podia abalançar-me a redigir “uma introdução à política”, em linguagem acessível a todos, mas com rigor académico.»
___________

Obs: O Prof. Diogo Freitas do Amaral sempre foi senhor de um método expositivo profundamente ordenado, sistematizado e, por isso, compreensível. Além disso, escreve muito bem o português. Nisto aproxima-se de Marcello Caetano, de quem foi amigo, assistente e com quem aprendeu Direito Administrativo. Não se trata, pois, de mais um documento obscuro remetendo para um trabalho de Ciência Política eivado de teorias obscuras, pequenos plágios disfarçados de teorias originais. Talvez valha a pena ver a obra, na medida em que está ali, ou pode estar, a teoria feito homem e que recolheu os contributos da Filosofia do Direito, do Direito Público e da História das Ideias Políticas - áreas do conhecimento (complementares) em que o autor conta com larga obra. 
__________


Etiquetas: ,