sexta-feira

Prémio Fernando Gil de Filosofia da Ciência 2013 entregue a Hasok Chang



Prémio Fernando Gil de Filosofia da Ciência 2013 entregue a Hasok Chang



O Prémio Internacional Fernando Gil em Filosofia da Ciência 2013 foi para Hasok Chang, filósofo e professor da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, pelo seu livro de 2012 Is water H2O? Evidence, Realism and Pluralism (algo como Será a água H2O? Provas, Realismo e Pluralismo). Hasok Chang recebe nesta quinta-feira ao final da tarde, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o prémio no valor de 75.000 euros.
A obra de Hasok Chang (natural da Coreia do Sul) debruça-se sobre a evolução do conceito da água entre meados do século XVIII até ao século XIX. Durante este período, devido à revolução química, iniciada por Antoine Lavoisier, a água deixou de ser vista como um elemento e passou a ser definida como um composto formado por moléculas de H20.
No livro, o filósofo usa a evolução do conceito de água ao longo dos tempos para mostrar que a obliteração de uma teoria científica por uma nova teoria pode ser contraproducente, já que existem ideias na antiga teoria científica que podem, por um lado, não estar erradas, e, por outro, ajudarem no desenvolvimento científico. Hasok Chang termina o livro a defender o pluralismo na ciência.
“Do ponto de vista filosófico, Hasok Chang desenvolve uma nova teoria em cada uma das duas áreas fundamentais da filosofia da ciência – realismo e pluralismo. O júri é de opinião que o seu livro será alvo de muitos debates durante os próximos anos e que se tornará em matéria crucial na história e filosofia da ciência”, lê-se no site do prémio. O livro está editado em inglês pela editora Springer.
Esta é a terceira edição do prémio bianual Fernando Gil, para homenagear o filósofo português que foi Prémio Pessoa em 1993 e morreu em 2006. O matemático e filósofo eslovaco Ladislav Kvasz foi o vencedor do prémio de 2010 pela obra Patterns of Change, Linguistic Innovations in the Development of Classical Mathematics. Em 2011, quando o prémio passou a ser bianual, foi o filósofo italiano Niccolò Guicciardini que recebeu o galardão pela obra Isaac Newton on Mathematical certainty and Method.
_____________

Etiquetas: , ,