segunda-feira

Alemães desafiam Merkel a acolher Edward Snowden


Alemães desafiam Merkel a acolher Edward Snowden






[...] Mais de 50 personalidades de várias áreas, da política ao entretenimento, passando pelo desporto, exigem às autoridades alemãs que abram as portas ao analista informático Edward Snowden e que o recebam "como um herói".

Entre os testemunhos publicados neste domingo nas páginas da revista Der Spiegel sobressai o de um antigo secretário-geral do partido de Angela Merkel, Heiner Geissner: "Snowden prestou um grande serviço ao Ocidente. Agora, é a nossa vez de o ajudar." [...]


Obs: Já aqui referimos que Snowden pode muito bem perfilar-se para ser nobilizado no próximo ano. Ele encarna o papel do "super-indivíduo" com poder benévolo, por contraste ao terrorismo globalitário, que está a alterar as relações de força na relação que a América de Obama passa a ter com os seus aliados do Ocidente e com o mundo em geral. Este "furacão" representa, talvez, um dos mais relevantes factores de mudança de poder do pós Guerra Fria que obriga a uma redefinição do sistema de internacional e, ao mesmo tempo,  a uma reorganização do poder interno no quadro de funcionamento das agências de segurança e de intelligence norte-americanas que operavam em roda livre, sem qualquer controlo por parte do poder político, a quem também interessava essa "anarquia-madura" controlada (informalmente) pela Sala oval. Enfim, E. Snowden além de estar a cozer Obama em lume brando no caldeirão do João Ratão - também prestou um favor incomensurável à Europa e a Putin. E estes, doravante, vão-lhe pagar.., e com juros. 



Etiquetas: