terça-feira

Os novos mercenários da economia mundial

Leitura de verão: Jean Lartéguy

- O problema dos mercenários é duplo: além de não terem sonhos,apenas funcionam em obediência ao soldo que lhes paga, sendo totalmente indiferentes ao país de origem, à honra e à legalidade. 

A sua ambição limita-se a ganhar dinheiro, mas não de qualquer forma, ganhar dinheiro aqui comporta a possibilidade de destruição da economia da nações, empobrecimento de milhões de famílias, empresas e pessoas. 

Hoje, ao invés do passado, os mercenários assumiram uma nova condição, utilizam uma nova linguagem, desempenham um novo papel na sociedade transnacional onde operam, até porque muitos desses novos mercenários actuam respaldados pela grande banca mundial - cujos interesses vai posicionando os seus "peões de brega" em pólos-chave do núcleo da decisão pública em cada um dos países. 

Tudo razões que nos estimulam a uma nova leitura do que são os novos mercenários neste 1º quartel do séc. XXI, ainda que partindo de realidades de guerra antigas, hoje revestidas de uma natureza económica e financeira. Mas a filosofia de base é sempre a mesma..., dado que estão sempre a soldo de quem paga mais...




Etiquetas: