segunda-feira

A inteligência e coerência de Sampaio da Nóvoa


Sampaio da Nóvoa, além de inteligente também é habilidoso e tem sentido de oportunidade, há anos que tenta mudar alguns aspectos da academia. Temas relacionados com a organização, a avaliação, o financiamento e a autonomia das universidades face à tutela. 

- Já no tempo do Gov anterior, Nóvoa sentiu dificuldade em convencer M. Gago para alguns desses aspectos. Com este Gov, sendo a insensibilidade e os constrangimentos financeiros maiores, essa dificuldade assume foros de cidade. Daí ter-se socorrido de alguém do séc. XIX, Alberto Sampaio, um intelectual que conviveu com os grandes do seu tempo, alguém que também marcou a vida académica, fez jornais, até viajou p/ os EUA com Antero de Quental, antes das célebres Conferências do Casino. Alberto Sampaio foi, pois, alguém que além de ter marcado o imaginário dos meios académicos de Coimbra, foi também alguém que se bateu pela renovação da Universidade em Portugal. 

- Foi, com efeito, essa a "boleia" histórica que Sampaio da Nóvoa apanhou para, no dia das Comunidades e de Camões (ou dia da "raça", segundo a cultura socio-antropológica de cavaco, quiça muito influenciado por Claude Levi-Strauss), deixar um traço indelével da sua marca, colando as preocupações da Universidade aos deserdados da vida, até porque Nóvoa sabe que entre os seus apoiantes para qualquer reforma, os mestres do passado são sempre mais activos do que os políticos do presente. 

- Estes, por regra, bloqueiam as reformas oriundas da academia, especialmente se essas reformas implicarem custos adicionais, os mestres do passado são sempre fonte inspiradora capaz de desencadear revoltas nas mentalidades e, por essa via, coadjuvar nas reformas pretendidas.

- Seja como for, e para ser coerente com o que disse, é desta que Sampaio da Nóvoa irá dar ordens aos serviços admin. da sua faculdade para cessar os condicionamentos à passagem de diplomas de licenciatura (e outros!!) sem que estes tenham sido pagos..

- Isto (também) permite aferir a coerência de Sampaio da Nóvoa..

Etiquetas: