sábado

Angola - Potência Regional em Emergência - por Eugénio da Costa Almeida

Enquanto angolano e um africanista dos quatro costados, o Eugénio sempre foi um amante das questões ligadas aquele velho e pobre continente: o continente africano. Isso era visível nos tempos de faculdade - perto da linha do rio onde partilhámos vivências durante 5 anos, e donde um dia, alí perto, junto ao agora Padrão dos Descobrimentos, zarparam as caravelas que fizeram a gesta dos Descobrimentos de 1500 - que permitiram a Portugal dar novos mundos ao mundo, como um dia ensinou Luís Vaz..
Foi aí que tudo começou, é bom não o esquecer, nessa 1ª vaga de globalização do mundo (então ainda por descobrir, ocupar, colonizar), impulsionado por múltiplas motivações (históricas, religiosas, comerciais e económicas, geopolíticas).
Esta viagem à história do continente africano, com um especial apeadeiro em Angola, é um contributo para conhecermos melhor aquele país, sobretudo desde 1974 até ao presente e, ao mesmo tempo, identificar as dinâmicas de poder supra-nacional que qualquer potência regional tem na chamada - sua "zona de influência" - um conceito típico da Guerra Fria - que perdurou para além dela.
Este pode ser o desafio do trabalho que o autor quis dar à estampa, depois de ter sido defendido em sede de tese de doutoramento: por um lado, compreender a realidade nacional desse rico e desigual país que é Angola, por outro ver nele a representação política de Estado-Director
da região da África austral (à semelhança da África do Sul).
Será que existe essa vocação de Angola - afirmar-se nacionalmente com benefício automático para o bem comum presente em toda a integração económica e política regional?
Será que tem sido essa a missão de Angola - realizando o seu national interest em conformidade com a desejada unidade africana (em prol da paz, da democracia e do desenvolvimento)?
Esta questão obriga-nos a deslocar o pólo de atenção do Estado-director (Angola) para uma discussão mais vasta que se liga ao futuro daquele velho continente que o autor tem estudado com paixão, método e rigor. A questão do desenvolvimento em África, equacionando os seus futuros.
Tudo boas razões para não perder de vista este conjunto de informações presente na obra de Eugénio Costa Almeida (também autor do blog Pululu) - agora editado pela Colibri - de Fernando Mão de Ferro e que contará com a apresentação do reitor da Univ. Lusíada de Angola, Mário Pinto de Andrade.

Etiquetas: