sexta-feira

Facebook. Diz-me com quantos te dás e dir-te-ei qual o tamanho do teu cérebro

Quanto maior o número de amigos no Facebook maior o cérebro.

De acordo com uma investigação da Universidade de Londres, poderá haver uma relação directa entre o número de contactos na rede social e desenvolvimento de algumas partes do cérebro, revela a Reuters.

O estudo refere que quantos mais amigos se tiver no Facebook maior será a quantidade de massa cinzenta associada ao processamento de emoções e memórias, mas os investigadores advertem que não se pode estabelecer uma relação directa de causa-efeito, já que alguns cérebros poderão ter uma maior predisposição para ter mais amigos.

Para esta investigação os cientistas basearam-se em imagens tridimensionais do cérebro de 125 estudantes universitários, utilizadores activos do Facebook, e compararam essas imagens com a dimensão da rede de amigos, real e virtual, concluindo que aqueles que são mais sociáveis apresentam algumas regiões cerebrais aumentadas como a amígdala. Mas noutras três áreas do cérebro o aumento parece estar apenas associado à intensidade de interactividade na esfera social virtual, explicam os investigadores da universidade inglesa.

Obs: A empiricidade destes estudos resumem-se, no fundo, à quantidade de amigos. Se um utilizador tem 5000 amici é, tendencialmente, uma sumidade; se, ao invés, tem poucos amigos, é um "trolha". Pergunto-me qual a base científica para fazer este tipo de relação. Aqueles que são relações públicas nas mais diversas organizações são ... "brilhantíssimos", assim como os proponentes do estudo. Talvez fosse mais fácil meter a malta toda a comer salmão 4 vezes por semana.

Etiquetas: ,