sexta-feira

(evocação) Fernando Nogueira deve estar hoje muito aliviado...

Lembram-se de Fernando Nogueira, antigo Ministro da Presidência, da Justiça e da Defesa. Tudo no tempo hegemónico e de vacas gordas de cavaco silva (em que governar era fácil, (com dinheiro a rodos), que o preteriu num Congresso em 1995, creio, apoiando (indirectamente) o cherne Barroso, que em 2005 zarpou para Bruxelas deixando Portugal a arder nas mãos do incompetente santana lopes. Mas acima de tudo, Fernando Nogueira foi (e é) uma cabeça brilhante, serena, constante proveniente da escolha de Coimbra que ajudou o cavaco a construir o cavaquismo, no final foi cilindrado. Recorro aqui ao exemplo do imenso legado político de Fernando Nogueira para tentar demonstrar duas coisas: 1) cavaco trai os seus colabodores mais próximos e competentes, ou seja, não é de confiança, basta falar com Nogueira 5 segundos e perceber como ele cora como um tomate e muda de assunto à velocidade da luz; 2) Fernando Nogueira, ao assistir à imensa desbunda do BPN - que funciona como uma espécie de abraço (constritor) da serpente a cavaco, deve estar a dar gargalhadas múltiplas na poltrona do seu gabinete e a dizer para os seus botões.
Não tenho a mais pequena e leve dúvida de que Fernando estará a dizer para Nogueira: ganho 5 vezes mais do que como ministro, não sou escrutinado hora-a-hora pela lupa dos media, tenho tempo para a família e amigos e miro a política de longe, como quem vai a uma sala de espectáculos ver uma Ópera-bufa com os vários "silvas" - para retomar a terminologia do sr. Al berto da Madeira - a representar os papéis de bandidos institucionalizados jogando ao Monopólio com o dinheiro dos contribuintes.
Se alguma lição podemos extrair daqui é que Fernando Nogueira, ao invés do embuste que sempre foi o cavaquistão (que só se aguentou e cresceu à boleia dos Fundos Comunitários que jorravam então para Portugal) que sedimentou a natureza hipócrita de Durão (então delfim de cavaco), é que Nogueira era um senhor quando desempenhou funções governamentais na era cavaquista e, hoje, continua a ser um senhor fora da política.
Por isso, deve estar a dar valentes gargalhadas ao ver cavaco a ser cozido em lume brando no caldeirão do João Ratão desta miserável política à portuguesa..

Etiquetas: