sábado

Lisboa submersa entrega aos bombeiros e à protecção civil

A chuva que começou a cair com força ao final da manhã de hoje em Lisboa já provocou várias inundações na capital, com as zonas baixas da cidade a serem neste momento as mais afectadas.(...) Público
Obs:
Coitados dos Bombeiros, esses soldados da paz, que no Verão têm de apagar fogos com escassos meios, no Inverno assumir o comando da maior autarquia do país para procurar minimizar os estragos causados pelas cheias que submergem a cidade, paralizando o seu normal funcionamento.
Do vereador da protecção civil não se espera muito nem pouco, ou melhor, não se espera nada, salvo ser porta-voz da protecção civil que faz o que pode. Mas o "chefe da tribo", o António costa era expectável algo mais do que, pura e simplesmente, primar a sua presença pela ausência, ainda que fosse simbólica.
A sensação que fica nos lisboetas é que foram todos de férias para as Caraíbas e deixaram, once again, a capital entregue às secretárias, aos assessores dos copos e aos caciques que só aparecem nas festas populares a comer sardinha pelas ruelas de Alfama.
Lamentavelmente, apenas porque choveu umas horas de forma ininterrupta, Lisboa sucumbe à vergonhosa falta de planeamento no sector das infra-estruturas subterrâneas, ignorando os conselhos dos técnicos que sabem da arte e têm trabalho publicado na área.

Governar é mais do que por a República histérica e aos saltos a dançar sobre um palanque no 5 de Outubro - aproveitando a festarola do centenário; governar é pilotar uma sociedade - à tona e, por vezes, debaixo d' água.

Infelizmente, há quem não pense assim e empurre com a barriga para a frente: os moradores, os comerciantes, os empresários em geral que paguem os prejuízos por esta falta de políticas municipais - de solos e de construção, de ordenamento do território em Lisboa. Os turistas até acham bonito "esta Veneza em Lisboa" (a expressão é nossa) e o spin que tiram das fotos tiradas desta capital encharcada só encontra paralelo na ideia tontinha de que devem ter ido todos feriar para as Caraíbas.

É nestes momentos que Lisboa se converte no no man´s land, mas com muita água, ou melhor, a meter água, as usual!!!

Se as toupeiras e as ratazanas votassem, a Lisboa subterrânea terceiro-mundista já teria sido modernizada, se é que me faço entender?!

Etiquetas: