quinta-feira

China diz-se disponível para ajudar Portugal

NOTA PRÉVIA:
AS VOLTAS QUE A HISTÓRIA DÁ, OU PODE DAR, VER HOJE O VELHO IMPÉRIO DO MEIO SER O "SEBASTIÃO" DE PORTUGAL, TIRANDO-NOS DO LODO EM QUE MERGULHÁMOS E DANDO-NOS, DE NOVO, A POSSIBILIDADE DE SONHAR. É A CHINA QUE SE PERFILA PARA DAR A MÃO A PORTUGAL. ORA ISTO É MAIS DO QUE UMA CURIOSIDADE ETNOGRÁFICA NA HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, ISTO É, SEGURAMENTE, UMA REVOLUÇÃO POLÍTICA E CIVILIZACIONAL. PONDO O ORGULHO DE LADO, APROVEITEMO-LA E MAIS, VALORIZEMOS A NOSSA LIGAÇÃO A MACAU RECUPERANDO A HISTÓRIA ADORMECIDA QUE AINDA ESTÁ POR CONHECER, RECUPERAR E PUBLICAR.
A China manifestou-se hoje disponível para comprar títulos do Tesouro português e "participar no esforço de recuperação económica e financeira" de Portugal. A garantia foi dada aos jornalistas, em Pequim, por uma alta responsável do ministério chinês dos Negócios estrangeiros, a uma semana da visita que o Presidente Hu Jintao deverá fazer ao nosso país.RTP
Ao ser questionada pela agência Lusa sobre a possibilidade de a China adquirir parte da dívida portuguesa, a vice-ministra dos Negócios Estrangeiras chinesa, Fu Ying, usou de linguagem diplomática mas admitiu que é uma possibilidade:
"A situação económica e financeira em Portugal tem sido sempre o centro das nossas atenções", disse Fu Ying, "a Europa tem sido sempre um dos principais mercados para o investimento das reservas da China em divisas" precisou.
A vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, que já foi embaixadora da China em Londres e responsável pelas relações com a Europa, disse na mesma ocasião os Chineses estão a seguir com muita atenção a crise da dívida pública que afecta vários países da União Europeia.
"Temos vontade de participar nos esforços dos países europeus para recuperar da crise", afirmou.
Portugal conseguirá ultrapassar a crise
Referindo-se concretamente a Portugal, a vice-ministra chinesa dos Negócios Estrangeiros manifestou-se confiante que o nosso país conseguirá ultrapassar a actual crise.
"Acreditamos que as medidas tomadas pelo Governo português conduzirão à recuperação dos sectores económico e financeiro de Portugal", disse.
A responsável chinesa falava num encontro com os jornalistas sobre a anunciada visita do Presidente chinês, a França e a Portugal.
Presidente da China em Lisboa na próxima semana
Hu Jintao chega a Lisboa no próximo dia 6 a convite de Cavaco Silva, a primeira visita de um Chefe de Estado da China a Portugal em mais de uma década. O último Presidente chinês recebido em Lisboa tinha sido Jiang Zemin, em Outubro de 1999.
O périplo do Presidente da China inclui também uma visita a França, alguns dias antes do país assumir a presidência do G20.
De registar que a disponibilidade chinesa em comprar títulos de divida dos países europeus em dificuldades orçamentais já começou a materializar-se.
Grécia também está na mira dos chineses
A caminho da Cimeira UE-China, que se realizou em Bruxelas, o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao fez uma escala na capital grega, para manifestar disponibilidade da China em adquirir obrigações do Tesouro grego. Em contrapartida Pequim quer garantir a participação nos grandes projectos de infra-estruturas que a Grécia tem planeados.
"A China vai fazer um grande esforço para apoiar os países da Zona Euro e a Grécia, a fim de ultrapassarem a crise económica, ", afirmou o chefe do governo chinês.
Neste momento a China é já o principal credor dos EUA, sendo que as reservas de divisas chinesas são as maiores do mundo. Segundo o banco central chinês ascendiam em Setembro desde ano a mil novecentos e vinte milhões de euros.
Obs: Reforce-se os laços com a RPC e com o seu capitalismo de Estado para resolver os graves problemas dos desequilíbrios das finanças públicas nacionais.

Etiquetas: