terça-feira

Manuel Maria Carrilho: os almoços grátis e os cargos vitalícios

Ninguém gosta de sair do Teatro pela porta do cavalo. Carrilho, ex-ministro da Cultura de Guterres, já no passado recente revelou uma profunda ingratidão política. Agora, pensa que os cargos públicos, mormente ao nível do sistema de relações internacionais, são vitalícios. Para um filósofo é um erro crasso.

Carrilho pode ter publicado dezenas de artigos no dn, alguns certamente interessantes, sobre as mais variadas políticas públicas do Governo de Sócrates que o nomeou; pode ter criticado o Magalhães e demais aspectos da política de educação em Portugal; pode querer opor-se à votação de um (desqualificado) ministro da Cultura egípcio para director-geral da UNESCO, mas já devia ter percebido duas coisas comezinhas em política: não há almoços grátis e os cargos públicos, especialmente os mais prestigiados e apetecidos, não são vitalícios.
Além disso, o PM tem nome de filósofo, e, se calhar, também foi por esse resíduo intelectual que Carrilho - que disputava com Sócrates a aura de pensador e de estratego - não viu renovada a sua campanha missionária na UNESCO.
Talvez o mais agradável seja pensar que esta substituição resulte da normalidade da rotação diplomática, e que, acresce a isso, Carrilho pode ter identificado muitos buracos nas avenidas novas na cidade de Lisboa que urge tapar, o que o levará a um urgente regresso para, a partir dos comandos da capital, lançar as bases para a refundação da cidade das sete colinas.
Resta saber o que governo irá fazer com Ferro Rodrigues - que também foi nomeado para a OCDE - num quadro circunstancial bem mais delicado, e que, qualquer dia, mesmo não sendo filósofo, concluirá o mesmo: não haverá almoços grátis e que os cargos públicos não são vitalícios, ainda que, no seu caso, o peso das circunstâncias tenha sido esmagador, a ponto de ter decepado a própria liderança do PS em 2004.
Carrilho ainda acreditava que Roma pagava a traidores... Mas que monumental erro de percepção!!!
Keane - spiralling -

Etiquetas: , ,