sexta-feira

Recuperação de Nicolau Maquiavel como denúncia do oportunismo do cds

Consabidamente a arte da mentira política reitera alguma das lições de um dos principais fundadores da Ciência Política, daí a sua extrema importância em o evocar para dizer: aí têm como vos mentem - ao propôr uma subscrição imaginária para um tratado inexistente.
Isto faz-me lembrar os expedientes a que recorre Paulinho portas para fazer espectáculo político diante dos portugueses julgando, assim, que os tolinhos dos tugas lhes vão encher os bolsos de votinhos.
Ou algo me escapa ou Portas julga mesmo que os portugueses são parvinhos.
Já agora, en passant, seria útil que o PS reflectisse um pouco e, já que integrou no seu programa de Governo as preocupações com a justiça social, não se deixasse ultrapassar pela demagogia de Portas, mas isso também exigira dele uma coragem que não tem demonstrado.
Era, pois, ao PS e a Sócrates que seria exigido este tipo de medidas justicialistas, e não a Portas - o maior esbanjador do MDF em 2005...
E aqui nasce uma outra lição que podemos recordar em Nicolau Maquiavel, é que a política é um jogo de paixões e de interesses opostos de que a dissimulação constitui uma das regras essenciais. E é pena constatar que, por vezes (muitas vezes!!!), as medidas sistematizadas nos programas políticos nenhuma correspondência têm com a realidade, e é pena!!!
Quando isto acontece, a mentira política generaliza-se e institucionaliza-se, a descrença dos eleitorados sobre a classe política agrava-se e isso tem como reflexo uma maior taxa de abstenção e uma diminuição da qualidade do escol político que, a cada momento, governa a polís.
Numa palavra: a mentira política contribui directamente para empobrecer as elites que nos (des)governam - à esquerda, à direita e ao centro.

Etiquetas: , ,