terça-feira

Dois terços dos portugueses vão passar as férias em casa

Dois terços dos portugueses vão passar as férias em casapublicado
Portugal é dos países do estudo onde menos se gasta em férias Luís Forra, Lusa
Dois terços dos portugueses vão passar o período de férias por casa; os que pretendem sair dizem que vão tirar menos dias e querem gastar menos dinheiro, apurou um estudo internacional da consultora GfK. Pelo contrário, os suecos, holandeses e belgas pretendem gastar mais nas férias e apenas 25 por cento ficam em casa.
Sessenta e seis por cento dos portugueses não planeiam dedicar qualquer percentagem dos seus rendimentos a actividades relacionadas com férias; 17 por cento pretendem gastar até 500 euros e sete por cento prevê aplicar mais de mil euros, apurou a Lusa com base num estudo realizado pela GfK. Estes números levaram a multinacional de estudos de mercado a concluir que Portugal é dos países auscultados onde menos se gasta em férias.
Dentre os 24 por cento dos entrevistados que planeiam passar férias fora de casa, 49 por cento pretende sair por uma semana e 23 por cento por 15 dias. A grande maioria (69 por cento) prevê visitar uma localidade do país e pretende ir acompanhado da família.
O estudo da GfK, feito em parceria com o Wall Street Journal, indica que além dos portugueses, também húngaros, búlgaros, polacos e romenos planeiam não fazer deslocações no seu período de férias.
A média dos que pretendem viajar nas férias nos restantes países europeus é superior à portuguesa: 31 por cento pretende tirar 15 dias fora de casa, com os alemães e holandeses a usar maior número de dias.
Os italianos e os espanhóis são, como os portugueses, os que mais pretendem passar o período de férias estival no próprio país.
A pesquisa, num total de 16.364 entrevistas, abrangeu 15 países europeus, EUA, Brasil, Colômbia e Índia. Foram realizadas, nos meses de Fevereiro e Março, a pessoas com mais de 15 anos. Em Portugal a amostra foi de 1250 entrevistas.
Obs: É pena o estudo não reflectir as intensões dos gregos...

Etiquetas: