Um Papa político, económico, social e cultural
É interessante verificar que o Papa Bento XVI procura fazer de cada pessoa um ser empenhado na cultura, na política e na economia e não apenas nos programas eclesiais. Uma visão de "fora" para "dentro" da sociedade global pode produzir bons resultados sociais a curto prazo. Também já sabíamos que nenhuma força poderia destruir a igreja, mesmo que quisesse, resta saber a quem é que Bento XVI se estaria a referir?! presumo que aos pedófilos e padres dementes que conspurcam a instituição e a fé dos que nela acreditam...Um pequeno lapso de Bento XVI. Foi interessante ver aquelas mensagens do local de Lisboa donde em 1500 partiram as caravelas que permitiu a Portugal fazer a gesta dos Descobrimentos e dar novos mundos ao mundo. Ainda que o contexto seja hoje muito diferente.
Enfim, chegar à fé pela via da razão pode dar aos crentes uma segurança acrescida para reconstruir uma nova mensagem da igreja ao rebanho universal que nela se revê, apesar dos seus defeitos.
Diria que só faltou ao Papa Bento XVI ajudar Sócrates a sair do beco em que meteu a economia nacional, em que a Europa também está mergulhada, nem que, para o efeito, tivesse de fazer um milagre para que o governo não aumente os impostos. Agora milagre a sério seria Cristo descer à Terra e governar Portugal nos próximos 5 anos!!! sem défice, com mais IDE e em pleno emprego, só para mostrar que Cristo também lê Keynes...
Etiquetas: cultural, impacto económico do vulcão, Papa político
<< Home