terça-feira

No fio da navalha para evitar uma situação grega

O líder do PSD reúne-se amanhã de manhã, em São Bento, com o primeiro-ministro para discutir a situação económica do país. Económico
"Falarei amanhã, ao final da manhã, com o primeiro-ministro para saber que medidas do PEC o Governo entende que são necessárias antecipar, mas também comunicar medidas que o PSD considera importantes para que a nossa resposta vá mais longe do que inicialmente avançado pelo Governo", anunciou hoje Pedro Passos Coelho.
O novo líder do PSD responde assim ao repto lançado por Teixeira dos Santos que, após o corte do ‘rating' português para a S&P, sinalizou ser tempo de "Governo e PSD se entenderem.
Passos Coelho falou hoje sobre esse "compromisso atingível", sublinhando que as diferenças entre socialistas e social-democratas "não impedirão de evitar uma crise de financiamento externo e afastar este ataque especulativo".
"Mais vale tarde do que nunca", reforçou, afirmando que "Portugal não está a caminho da Grécia".
Obs: Já se percebeu que não vale a pena tapar os pés com a manta do Bocage, porque ela é demasiado curta e destapa a cabeça. Portugal já começa a sentir essa consciência social de forma larvar a manifestar-se, e até Setembro a dinâmica grevista irá, seguramente, acentuar-se, até pelo sentimento de injustiça social e de descrença que já se instalou na sociedade portuguesa, não apenas porque somos pouco produtivos e crescemos metade dos outros países da Europa, mas também porque o Estado - na sua vertente de máquina legisladora - deveria impedir que "salários à Cristiano Ronaldo" em algumas empresas públicas só geram um sentimento de profunda insatisfação social que poderia - e deveria - ser aplacado. Em nome do bem comum, certamente!!! E apesar de algumas dessas empresas ser de capitais maioritáriamente privados, o Estado deveria dar um sinal de que não é cúmplice com tais disparidades de remunerações. Aqui Cavaco tem razão, ainda que fale sempre com anos de atraso.

Etiquetas: