segunda-feira

Braço direito de Santana chama "camaleão" a Nogueira Pinto

A ex-dirigente centrista mantém o seu apoio a António Costa na corrida a Lisboa apesar de ser candidata independente nas listas do PSD.
O braço direito de Pedro Santana Lopes, Pedro Pinto, afirma que Maria José Nogueira Pinto é "um dos grandes camaleões da política portuguesa". Numa declaração pessoal, que fez questão de sublinhar nada ter a ver com a candidatura do antigo líder do PSD à Câmara de Lisboa, o também deputado social-democrata acusou ainda a ex-líder parlamentar do CDS de "estar quase sempre bem com todos" e que "qualquer projecto lhe serve, desde que ela ache que pode fazer parte dele".
Estas afirmações surgem na sequência da entrevista de Maria José Nogueira Pinto ao DN, publicada ontem, e na qual a actual candidata independente nas listas do PSD às legislativas reitera a sua posição quanto a quem apoiará na corrida à câmara da capital, remetendo para uma outra intervenção onde anunciou: "Nas europeias, voto Rangel, nas legislativas, voto Ferreira Leite e na Câmara de Lisboa, voto António Costa."
Pedro Pinto, que, à semelhança do que aconteceu nas autárquicas de 2001, deverá ser o coordenador da campanha de Santana Lopes em Lisboa, diz que a postura de Nogueira Pinto ainda não o tinha preocupado porque "ainda não tinha entrado para dentro do PSD". Situação que se altera, na sua opinião, ao vê-la como quarta candidata na lista liderada por Manuela Ferreira Leite pelo distrito de Lisboa. "Acho que a escolha de pára-quedistas raramente são favoráveis aos partidos que os acolhem", disse o ainda deputado do PSD, que não entrou nas listas de candidatos do partido ao Parlamento.
O facto de na entrevista ao DN, a antiga dirigente centrista ter concluído que se Manuela Ferreira Leite a convidou para as listas sabendo do seu apoio a António Costa nas autárquicas, "era porque certamente esse dado não era relevante".
Nesta conclusão, Pedro Pinto vê uma grande contradição: "Como pode considerar a líder do partido irrelevante esse facto, se escolheu Santana Lopes exactamente para derrotar António Costa?" Na sua opinião, as palavras de Nogueira Pinto querem "trazer outras motivações à escolha de Santana pela líder do PSD".
Santana e o líder da distrital do PSD de Lisboa, Carlos Carreiras (um dos maiores críticos das listas do partido), não comentaram a entrevista de Nogueira Pinto.
Obs: Duvido que o apoio da zézinha a qualquer um dos candidatos represente alguma mais-valia. A apoiante quer é aparecer, deseja apenas que falem dela, bem ou mal, não importa, e isso já vale uma entrevista, uma declaração de apoio, mais um faits-divers de Verão. Afinal, estamos na seally season.