quarta-feira

As memórias da Miluzinha Blog. Evocação do engº Sousa Veloso e Isaac Hayes


Dei um salto ao Miluzinha blog e revi tantas e belas referências das artes fílmicas que também animaram os meus tempos e imaginário de criança, que depois, directa ou indirectamente, acabaram por nos moldar culturalmente. Até porque nas décadas de 70 e 80 do séc. XX a importância da tv foi tremenda, irrompendo num tempo onde o background cultural das populações era pouco ilustrado, lia-se pouco, e as viagens eram quase inexistentes, Lisboa era uma quase aldeia, e as séries de tv tinham essa função supletiva e congregadora de lazer, informação e formação cultural - que alimentava o imaginário colectivo.
Recordo apenas alguns exemplos que aquele blog alinha e que também integraram o meu tempo e a minha circunstância: o Bonanza (aí ganhei o gosto pelos cavalos, que à época o meu falecido Pai tinha e o meu irmão adorava); o Sandokan teve um peso tremendo no meu imaginário, pelo perigo, aventura, exotismo e até pelo romance que tudo aquilo despertava, além da música que era fascinante - e a malta da escola alterava a letra e dizia: "sandokan, sandokan com cuecas e sem soutien", era um primor e as miúdas da época gostavam, o que facilitava muita coisa; a Gabriela parava o país, até os deputados na AR interrompiam os trabalhos para ir ver o folhetim a black & white; o famoso Espaço 1999 era assim uma espécie de promessa do futuro, algo longíquo, infinito e inantingível que já passámos, uma aventura no espaço em que tudo terminava bem, nem que fosse pelas famosas orelhas pontiagudas do Mr. Spock; o Columbo era uma série de culto, faltou alinhar o
Baretta; os Marretas que ainda hoje andam por aí; Os Simpsons - uma crítica mordaz à sociedade moderna, um retrato dos costumes e tantos outros que hoje nos fazem olhar pelo espelho retrovisor da história ainda que seja o presente que tenhamos nas mãos continuando a desconhecer essa incógnita que é sempre o futuro.
Por todas essas memórias bem alinhadas no tempo creio que a Miluzinha está, pois, de parabéns. Em parte, as suas memórias são também as de muitos de nós - e hoje todos as podemos recordar, ainda que cada um lhes empreste uma conotação própria, ou talvez não.
Space 1999 Intro
Sandokan The Tiger From Malesia
Naquela grelha apenas adicionaria o TV Rural do majestoso engº Sousa Veloso cuja alta-vox e simplicidade contagiou o seu tempo, mas perdurou para além dele. Há uns anos tive gosto em o conhecer e trocar umas notas sobre esse tempo. Estava, naturalmente, mais velho, mas a voz era igualmente límpida e cristalina. Foi um prazer.
TV Rural Sousa Veloso
______________________________________________________
Noutro registo, mas perseguindo a mesma linha de trajectória do tempo em direcção à eternidade evocamos o grande Isaac Hayes - falecido recentemente. Isaac Hayes - Shaft