sábado

Medina Carreira: o profeta da desgraça que hoje cunha Cavaco de Marcello Caetano

É um delírio ver Medina Carreira na Sic a ser entrevistado pelo "grande" Mário Crespo, o "jornalista-freeport". Medina, entre verdades e diabolizações da realidade sociopolítica, entra com um pé no miolo da realidade e outro na plataforma da imaginação. O resultado é um catastrofismo do ex-ministro das Finanças de Soares. Agora, nas páginas do Expresso disse que o que Mário Soares tinha a mais tem Cavaco a menos.
Dito assim, isto até parece uma inconfidência perturbante. Afinal, trata-se apenas de reconhecer o óbvio: Cavaco está triste, andou em roteiro pelo País onde deixou uma frase deprimente: Eu não tenho nada para Vos dizer. O Estatuto dos Açores apoucou-o, inflingindo-lhe a sua maior derrota política em toda a sua carreira pública. Os vetos ao Governo não alteraram o balance of power doméstico e a sua nova função de embaixador económico saíu furada, já que não conseguiu captar um único Investimento para Portugal, e o desejado desbloqueio do dossier Qimonda na Alemanha saldou-se num fiasco. "Maneiras" que resta a Cavaco entrar em campanha para o seu 2º mandato em Belém (enervando Alegre), é para isso que serve o Roteiro para a inclusão...
Entretanto, Medina Carreira acha que Portugal é um país adiado, produzimos pouco e mal, os partidos são casas de p..., e a coisa só vai lá com a alteração do sistema político. Do semipresidencialismo a coisa deveria evoluir para um presidencialismo e Medina, naturalmente, assumir o papel de Talleyrand do regime à sombra de um Cavaco todo-poderoso.
Este seria o desígnio e o sonho de Medina Carreira, mas como Cavaco está "triste" e nada tem para dizer, resta a Medina aplicar-se nas suas profecias gerando ondas de pessimismo que são profundamente tóxicas para a economia. Entre o delírio, as meias verdades e os sonhos deste fiscalista - soma-se a submissão do entrevistador, o grande Crespo, que tornam tudo aquilo mais deprimente e decadente.
Tirando a toxicidade do entrevistado, devo dizer que tenho dado umas boas gargalhadas à boleia daquelas profecias. Sendo um homem com valor está a transformar-se numa caricatura da realidade, feita por ele próprio.
No fundo, Henrique Medina Carreira faz falta. Provavelmente, Medina tem menos do que Soares e muito menos ainda do que Cavaco.