domingo

Sondagens para a Capital

in Expresso
António Costa ganha folgadamente a Pedro Santana Lopes nas eleições para a Câmara de Lisboa (15% de diferença) e elege oito vereadores, insuficientes, contudo, para a maioria absoluta. É o resultado do primeiro estudo de opinião após o anúncio oficial de Santana como candidato do PSD. O trabalho, realizado pela Eurosondagem, foi encomendado pelo PS.
Só Costa e Santana têm subidas significativas e ‘abastecem-se’ sobretudo no eleitorado de Carmona Rodrigues. Este já revelou que desiste de ir novamente a votos.“ O eleitorado de Carmona é o mais disponível e liberto para votar em quem entender”, diz Rui Oliveira Costa, responsável técnico da Eurosondagem.
Cidadãos por Lisboa (de Helena Roseta) e PCP mantêm a expressão de 2007. Os comunistas disputam palmo a palmo o segundo vereador com o CDS/PP, que regista uma subida — em parte com votantes de Carmona, segundo Oliveira Costa. Quem desce (e perde o vereador) é o Bloco de Esquerda. (...)
Obs: Supondo que nas próximas eleições autárquicas o nível de abstenção seja manifestamente inferior ao verificado em 2007 - nas eleições intercalares na sequência da queda do Executivo autárquico de Carmona Rodrigues - é de crer que em 2009 a massa eleitoral seja maior e queira punir o psd e o seu velho candidato a Lisboa - Santana lopes (que a abandonou à 1ª oportunidade de ir para o Governo) - e, desse modo, o PS e António Costa vejam confirmadas as margens de vantagem que esta 1ª sondagem revela sobre a relíquia representada por Santana Lopes, contra a sua própria líder.
Desta feita, António Costa terá uma tarefa complexa, mitigada e abrangente - já que terá de ir buscar eleitorado a Carmona, ao psd mais conservador, ao PCP e ao BE - que já goza do apoio do seu ex-vereador.
Aparte estes floreados eleitorais no plano autárquico, os projectos em curso na capital exigem continuidade, consistência e rigor ao nível da gestão dos recursos financeiros sem, com isso, comprometer uma visão de Lisboa para a próxima década, requisitos que só a candidatura de António Costa hoje está em condições de garantir.
O resto são taticismos de circunstância que não resolvem os problemas da cidade.