domingo

Constitucionalista socialista Vital Moreira dá razão ao Presidente da República

Lisboa - Vital Moreira, ex-deputado do PS e constitucionalista dá razão ao Presidente da República no diferendo com a maioria socialista por causa do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, já vetado por duas vezes por Cavaco Silva.
«A minha posição é muito clara. Acho que o Presidente da República tem razão e esta posição do PS é insensata», afirmou o ex-comunista Vital Moreira aos jornalistas, à margem de um colóquio parlamentar do PS sobre a reforma do sistema eleitoral, na Assembleia da República.
O líder da bancada socialista, Alberto Martins, anunciou terça-feira que o PS vai aprovar o Estatuto Politico - Administrativo dos Açores, sem fazer qualquer alteração à redacção do diploma, considerando que o diploma não afecta nem limita qualquer poder do Presidente.
O PSD declarou que quer alterar o artigo 114º, o PCP prefere alterar os dois artigos e responder às preocupações do Presidente, enquanto o CDS ainda não manifestou a sua posição.
Recorde-se que o diploma tinha sido vetado por duas vezes pelo Presidente da República por considerar que coloca «em sério risco os equilíbrios político-institucionais». Já nessa altura, Vital Moreira, que tem apoiado publicamente o PS, demarcou-se dos socialistas neste diferendo com o Presidente da República.
Obs: a única dúvida é saber por que razão o PR quando devia enviar o estatuto para o TC e expurgar as normas inconstitucionais - foi à TV a 31 de Julho fazer aquele psicodrama. Agora é o grupo parlamentar do PS que alimenta outro psicodrama, e a polítiquinha também vive disto: de psicodramas. Talvez por isso se diga que a vida é um teatro, e a política, por vezes, uma plataforma onde se representa em excesso. E às vezes representa-se mal.
Numa palavra: dê-se razão a Cavaco, ainda que na forma o PR tenha sido desastroso.