sábado

Jerónimo altruísta: em busca dum mundo melhor faz voluntariado no Banco Alimentar (BA)

Género: Ficção política
É sabido que a ideologia que dinamiza o ideário solidarista, altruísta e voluntarista do PCP concentra a sua particular atenção nos mais desfavorecidos e deserdados da vida. Por essa razão, Jerónimo de Sousa vai afectar 70% do seu salário de Natal e canalizá-lo para o Banco Alimentar - que se dedica a angariar fundos e alimentos que depois distribui às pessoas em maiores dificuldades. Sabe-se até que Jerónimo de Sousa abandona mais cedo a direcção dos trabalhos do Congresso do Campo Pequeno - para se dirigir às instalações do referido Banco a fim de aí, num exemplar esforço de coordenação de trabalho social, ajudar a arrumar nas prateleiras os pacotes de arroz e de leite, as garrafas de azeite e as conservas e demais produtos que são doados à instituição.
No final da sessão de voluntariado está ainda previsto que Jerónimo de Sousa agradeça a atenção, elogie a sopinha de massas que comeu e faça um discurso de 4h (ao estilo Fidel castro que costuma elogiar e lhe serve de referência) na tentativa de convencer mais umas alminhas a integrar o PCP - com o urgente fundamento de que a tesouraria do Partido levou um duro rombo desde que o muro de Berlim caíu e a ex-URSS fechou a torneira dos financiamentos aos partidos satélites dispersos pelo mundo. Nesse momento, Jerónimo ensaiará um peditório.., na esperança de não abandonar as instalações do BA de mãos vazias e dar, assim, por justificada a sua ausência dos trabalhos do XVIII Congresso do PCP, a decorrer no Campo "Piqueno" (como diria Ferreira Leite).
Como último contributo de Jerónimo para o Banco Alimentar (BA) neste período comicieiro e pré-natalício - o seu secretário, o camarada Bernardino (que tem como guia a Coreia do Norte e o seu ditador, Kim Jong II) leva um contentor de Alcântara com 10 mil exemplares do - Das Kapital - de Carlinhos Marx para distribuir aos pobres e melhor os doutrinar - enquanto comem a sopinha com o pão.
Nota da Direcção do BA:
  • A Direcção do BA reserva-se o direito de verificar se o stock de bens arrumados nas respectivas prateleiras por Jerónimo estão conformes à contabilidade de entrada resultante das doações. Não vá o Diabo tecê-las...

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Dois registos: um humorístico, outro mais realista.

Os Contemporâneos - Banco Alimentar Contra a Larica

Acção Social na ESSF. Entrevista no Banco Alimentar de Évora