Alcântara: novo terminal de contentores
Alcântara: novo terminal de contentores
Empresa do grupo Mota-Engil, a Liscont apresenta, esta quinta-feira, os planos de alargamento do terminal de contentores em Alcântara, intervenção que está já a levantar polémica, sobretudo pelo impacto visual e ambiental que pode causar naquela zona de Lisboa.
Em declarações à TSF, o presidente do Sindicato dos Estivadores mostra-se, contudo, de acordo com a obra, sem a qual «o porto de Lisboa vai acabar por morrer».
«Se não houver expansão do terminal de contentores e se não for aprovado o projecto de expansão para o porto de Lisboa, obviamente, este porto morre. Este porto tem que fazer face aos desafios da competitividade. É essencial e primordial a sua expansão», sublinha Vítor Dias.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, assume-se contra a decisão do Governo de ampliar o terminal de contentores, já que, além de não conhecer bem o projecto, a parte que conhece, preocupa-o.
«Em termos de impactos ambientais não sei quais são as consequências, por exemplo, para as areias do Tejo. Também sou contra por se fazer um prolongamento de uma concessão por mais 27 anos sem concurso público», afirmou, em declarações à TSF, José das Neves Godinho.
Obs: Aperfeiçoe-se o projecto a fim de diminuir impactos visuais que estraguem a bonita vista da cidade de Lisboa, em particular na sua linha costeira. É para isso que serve o diálogo entre engenheiros e arquitectos. De caminho, esclareça-se a questão do concurso, ou falta dele.
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