domingo

Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Portugal tem aqui motivo de inspiração e transpiração...

Uma reunião de cúpula da ONU destinada a dar um novo impulso à luta contra a pobreza conseguiu arrecadar 16 bilhões de dólares para esse fim, anunciou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nesta quinta-feira. "Temos um pleno compromisso de ajuda aos pobres do mundo de vários países, de cerca de 16 bilhões de dólares", disse Ki-moon à imprensa no encerramento da cúpula sobre os Objetivos do Milênio sobre o Desenvolvimento (OMD). Realizada em paralelo ao debate anual da Assembléia Geral da ONU, a cúpula buscava fazer um balanço do que já se alcançou para reduzir pela metade a pobreza em todo o mundo até 2015.
Saiba quais são os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio Agência Brasil
Durante reunião da Cúpula do Milênio, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, no ano 2000, líderes de 191 nações oficializaram um pacto para melhorar a situação da população até 2015, em termos de renda, educação, saúde, meio ambiente e gênero.
Ao todo, são oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Para alcançá-los, foram traçadas 18 metas e 48 indicadores para medir o avanço dos países nessas áreas.
Saiba quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
- Reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a população com renda inferior a um dólar por dia.
- Reduzir pela metade, até 2015, a população que sofre de fome.
2. Universalizar o ensino básico
- Garantir que, até 2015, todas as crianças terminem o ensino básico.
3. Promover a igualdade entre os sexos
- Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino primário e secundário, se possível até 2005, e em todos os níveis de ensino, no máximo, até 2015.
4. Reduzir a mortalidade infantil
- Reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos.
5. Melhorar a saúde materna
- Reduzir em três quartos, entre 1990 e 2015, a taxa de mortalidade materna.
6. Combater o HIV/aids, a malária e outras doenças
- Até 2015, ter detido a propagação do HIV/aids e começado a inverter a tendência atual.
- Até 2015, ter detido a incidência da malária e de outras doenças importantes e começado a inverter a tendência atual.
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
- Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
- Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável à água potável segura.
- Até 2020, ter alcançado uma melhora significativa na vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados.
8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
- Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro aberto, baseado em regras, e que seja previsível e não-discriminatório.
- Atender às necessidades especiais dos países menos desenvolvidos.
- Atender às necessidades especiais dos países sem acesso ao mar e dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
- Tratar globalmente o problema da dívida dos países em desenvolvimento, mediante medidas nacionais e internacionais de modo a tornar a sua dívida sustentável em longo prazo.
- Em cooperação com os países em desenvolvimento, formular e executar estratégias que permitam que os jovens obtenham trabalho digno e produtivo.
- Em cooperação com as empresas farmacêuticas, proporcionar o acesso a medicamentos essenciais a preços acessíveis, nos países em vias de desenvolvimento. Em cooperação com o setor privado, tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial das tecnologias de informação e de comunicações.
Obs: Solicite-se uma proposta à srª Ferreira leite, ela que "adora" propôr.., mas só se for poder. Na oposição - ela diz que não..., assim, segundo diz, não lhe copiam as ideias. Pensamento canino, miseravelmente canino desta candidata a PM de Portugal.
Até nisto a srª Leite revela vistas curtas, pois ainda não enxergou que se, porventura, avançasse públicamente com uma proposta eficiente numa qualquer área da governação - e o governo em funções a adoptasse - os portugueses logo perceberiam que a paternidade da mesma seria dela e não de Sócrates (que a teria plagiado).
Logo, o capital político - ainda que fosse imediatamente rentabilizado pelo PM - a médio prazo a Srª leite iria acumulando esse capital-político num reservatório maior de pdoer.
Estando calada - fica igual a si própria: uma vacuidade de neurónios desencontrados.
Sendo assim, pergunto-me como é que a srª não tem um amigo que lhe diga a verdade - e a ajude a regressar a casa para fazer o bacalhau espiritual e brincar com o netinho.