quarta-feira

Elvira Fortunato e a electrónica transparente. Algumas aplicações políticas em Portugal...

ELVIRA FORTUNATO - UMA DAS CINCO MELHORES INVESTIGADORES DO MUNDO NA ÁREA DA TECNOLOGIA TRANSPARENTE

Uma nova tecnologia de TFT desenvolvida pelo Cenimat, da Universidade Nova, no Monte da Caparica - despertou o interesse de Fiat, HP, LG e Samsung. Ecrãs e mostradores de automóvel podem estar a um passo de mudar. [...]
Os ecrãs LCD são o máximo? O que não invalida que tenham limitações.
Cavaco já começou a ver tudo transparente: a 1ª coisa que fez foi mandar às malvas o seu postulado da cooperação estratégica com o Governo para ajudar a sua amiga, Ferreira leite a aguentar-se na Moviflor da Lapa - que é tão "transparente" que até passa pelos intervalos da chuva - e que nos últimos 90 dias só se deixou entrever duas ou três vezes no espaço público (para dizer banalidades). De resto, faz-se representar pelo seu gurú, Pacheco Pereira, que representa o contrário da tecnologia transparente de Elvira Fortunato: é muito opaco e pouco transparente.
Este poderá ser o exemplo do novo barco transparente que Cavaco e Ferreira leite poderão utilizar para dar os seus passeios marítimos no próximo Verão, em que terão, certamente, muito que combinar. Sobretudo, ver a forma como Leite poderá continuar a ser a porta-vox de Belém para os assuntos ligado ao Estatuto dos Açores e, em termos genéricos, à relações políticas com S. Bento.
Outra aplicação da Electrónica Transparente (ET) é visível neste écran, assim a Manela poderá fazer a transição directa do fax para um ambiente Windows transparente - em que as janelas de oportunidade lhe poderão ensinar a enviar e receber mails. Tecnologia que também poderá ser útil ao douto Marcelo, que até 2006 só usava o fax. Desconheço se já aderiu ao mail e à Internet.
Uma outra aplicação da ET - na sequência, aliás, da tentativa de modernização da sede do PSD, na Lapa. Uma modernização iniciada por Meneses, que hoje quer regressar à liderança do partido, desfazendo pelo caminho a Manela em fragmentos digitais só vistos à lupa nanotecnológica. Esta poderá ser o look da nova sede do partido, em que os corredores são envidraçados completamente transparentes. Naturalmente, há sempre aspectos ligados ao financiamento partidário, como o que resultou das luvas da Somague para pagar Pub. ao PSD que contrastam com a transparência dos novos edifícios, mas esse é um problema que não afecta só o PSD, mancha o próprio financiamento partidário em geral em Portugal.

Por fim, temos mais uma perspectiva da ET na vida interna do PSd e dos partidos em geral. Assim, quando a Manela aparecer em público para falar sobre as relações políticas, já sabemos que ela vai ler os rascunhos que o Pacheco Pereira escreveu de véspera para o pasquim da sonae; quando debitar alguma ideia mais vanguardista sobre economia, já sabemos que está a debitar mais uma idiotice da autoria de um dos cem vice-presidentes da Goldman-Sachs, António Borges; quando proferir mais uma enormidade em matéria de segurança interna, mormente para pedir a demissão do MAI, Rui Pereira, já sabemos que ela está a debitar a cartilha daquele que gostaria de substituir Rui Pereira na Administração Interna, Aguiar Branco.

Enfim, é tudo muito transparente e translúcido. A prof.ª Elvira Fortunato está, de facto, de Parabéns!!!

Abençoados 2,2 milhões de euros que lhe foram parar às mãos para estar na vanguarda dessas tecnologias da electrónica transparente, com inúmeras aplicações nos próximos anos na Europa e no mundo.