quarta-feira

Anacronismos geográficos com bases no preço dos combustíveis em Portugal. Este Comissário Andris Piebalgs...

O sr. Burkina-Fasso
Reunião com o Comissário Europeu Responsável pela Área de Energia, Senhor Andris Piebalgs
Iniciativa da Comissão Eventual para o Acompanhamento das Questões Energéticas, realiza-se no próximo dia 16 de Setembro, às 15.00 horas, na Sala do Senado.(link)
A Comissão Eventual para o Acompanhamento das Questões Energéticas realiza no dia 16 de Setembro de 2008, às 15.00 horas, na Sala do Senado, uma reunião com o Comissário Europeu Responsável pela Área de Energia, Senhor Andris Piebalgs, com a presença das Comissões de Assuntos Europeus, Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional e de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.

Obs: Aos media o sr. Comissário saíu-se com esta pérola: no Burkina-Fasso os combustíveis ainda são mais caros do que em Portugal, e nem por isso deixam de andar nos seus carros. Confesso que esta comparação me chocou. Por momentos, senti-me aquele habitante do Corno d' África (um etíope ou um somali) - que deveria ficar muito lisongeado por um personagem importante da Europa ter visitado o meu país e compará-lo com o Burkina-Fasso.

Pensei mais um pouco e convenci-me que o sr. Piebalgs não veio a Portugal, mas aterrou na Serra Leoa.
O nosso ministro da Economia, Manuel Pinho, que já deve estar na posse de informação que o habilita a pensar que há, de facto, especulação na distribuição dos combustíveis em Portugal (e disso deve nota ao todo-poderoso Pr. da Galp) - e por isso (e bem!!!) os quer mais baratos, deveria dizer ao sr. Comissário da Energia - que ele deveria ter mais cuidado com as comparações estúpidas que faz, até porque Portugal, que eu saiba, integra o Continente europeu.
Por que razão não comparou os preços praticados em Portugal com os preços praticados num desses países?!
Enfim, é mais um arrivista a gozar connnosco, porventura ainda a pensar que somos os "pretos" da Europa. E se calhar até somos, a pagar os combustíveis tão caros...