quarta-feira

A Universidade de Verão do PSD de Ferreira Leite. "Car crash"

Autoria de Miz Lucas
[Illustration with Animation]
©2007-2008 ~
cyborgbeetle, Car Crash
A realidade é sempre uma relação que encontra diversas perspectivas e explicações para o que está a acontecer à nossa volta. Tomemos como núcleo de análise a prestação de Manuela Ferreira Leite do PSD naquilo que poderá configurar a temática da Universidade de Verão, ritualizada em Castelo de Vide sob as brisas que sopram lá do cimo, do magnífico Castelo de Marvão - que intersectam, cá em baixo, a humidade das ervinhas dos campos de golfe do empresário de "Macau", Carlos Melancia cuja modalidade é muito apreciada por Francisco Pinto Balsemão, sócio fundador nº 1 do PSD.
Já temos alguns ingredientes: golfe, Balsemão, Ferreira Leite, talvez Marcelo Rebelo de Sousa, Passos Coelho - juntamente com alguns alinhados e desalinhados do PSD que lá vão ver, ouvir, conviver. E, claro, conspirar... Não tanto contra o futuro, mas contra Ferreira leite que manifestamente está no lugar errado e à hora errada.
Contudo, a novidade parece ser a presença de António Vitorino - que irá dissertar sobre a Europa. Presumo que fará, seguramente, uma intervenção sobre o estado actual da arte, dos equilíbrios e perspectivas que se oferecem à Europa - que ficou a meio caminho da aprovação do Tratado de Lisboa e deste novo desafio geoestratégico colocado pela Rússia - na sequência da aplicação da teoria da soberania limitada (ao tempo de Brejnev) à Geórgia para mostrar ao mundo que as zonas de influência no quintal estratégico das superpotências não são realidades dissolvidas por 18 anos de post-Guerra Fria.
Mas a Universidade de Verão do PSD não é a Gulbenkian, muito menos a FLAD, alí não se vão discutir as relações transatlânticas, a necessidade de afinar a NATO, concitar a vontade dos 27 da UE - e meter de acordo as Organizações Económicas Internacionais no sentido de isolar politico-diplomáticamente a Rússia (que engordou com a elevação dos preços do petróleo, por isso se sente mais confiante politicamente e agressiva no plano militar) vetando a sua entrada na OMC e, quiça, convidando-a a sair do G8, por se ter tornado personna non grata, uma espécie de Valentim Loureiro do psd - que hoje até quer apoiar Sócrates. Esperemos que este rejeite o apoio pelos estragos que causa...
Alí, em Castelo de Vide, vão discutir-se coisas, coisinhas mais banais, que remetem para a micro-política - sem, contudo, deixar de influir no contorno da macro-política.
Assim sendo, é natural que o sócio fundador nº 1, que nestas ocasiões aparece sempre, diga que o joguinho de golfe foi uma maravilha, mas que não é disso que o PSD vive. Portanto, Pinto Balsemão poderá avisar Ferreira Leite que ela está entre a cova e o jazigo - com o coveiro à espera duma indicação de marcha no portão do cemitério. Ou então, em alternativa, restará a Balsemão - que fala a arfar, fazer uma de duas coisas: a) um discurso a bater no regulador do sector audiovisual em Portugal por favorecer a concorrência à SIC; b) ou fará um discurso hi tech acerca das virtudes da sociedade digital, ao estilo daquele programa do Falar claro - que mais parece um curso informático do MS-dos da década de 90 dado em versão 2008. Enfim, uma chinesice post-moderna...
Marcelo o que dirá senão a reiteração da necessidade do Pacto no PSD - afim de evitar o funeral de Ferreira leite muito antes das legislativas de 2009, deixando novamente o PSD órfão de avó, neste caso. Para não ser cilindrado por António Vitorino, Marcelo deverá também falar sobre a Europa, o Mundo e, claro, o espectro partidário em Portugal e a forma como a direita se dissolve ante uma esquerda demo-populista em crescimento lento: BE e PCP. Na pior das hipóteses, e não havendo por perto nenhum rio onde marcelo possa mergulhar, resta-lhe subir a Marvão e lançar-se cá para baixo de Pára-pente. Esperemos que não fique preso na escarpa...
Depois um conjunto de notáveis menos notáveis, como Sir António Borges e outros líderes regionais - afirmarão o que deve ser o psd para o futuro e a forma como deve articular o seu discurso político em todas e cada uma das políticas públicas - que era suposto eles ouvirem da boca da própria líder, Ferreira leite.
O que dirá Ferreira leite no Alentejo?! Também aqui a montanha irá parir um ratinho: mortes, assaltos, crime e muita violência. Só lhe faltará recorrer à teoria do incêndio para (tentar) chamuscar Rui Pereira, um dos melhores ministros deste Governo. Mas também aqui Ferreira Leite teve azar: 2008 é um ano sem incêndios. Dirá numa versão primária aquilo que vemos e ouvimos nos telejornais. Para uma líder com aspiração a PM é, convenhamos, curto. Porventura, falará de raspão na economia, mas já subirá o tom para com os desempregados - cujo índice aumentou ao tempo do Governo Durão Barroso - em que a srª leite era titular das Finanças.
Mas se a srª for coerente (já vimos que não é) - explicará aos presentes a razão pela qual emudeceu nestes meses: fechou-se em Alter-do-Chão, na coudelaria de Borges para reflectir, e reflectindo concluíu o seguinte: com tanto crime nas ruas da capital ela só poderia ficar em casa trancada, garantia máxima de que assim jamais seria assaltada. Também sabemos que António Borges, Vice-Presidente de Ferreira Leite, se dedica à produção de vinho, mas nem é bom pensarmos nessa possibilidade...
Resta quem para salvar a Universidade de Verão? António Vitorino cujo estatuto é há muito supra-PS, embora sem deixar de o ser - irá alí dizer que o PSD terá de se credibilizar, porque disso dependerá o próprio jogo democrático, pluralista e competitivo em Portugal. Até porque o PSD não pode estar mais 10 anos out of power. Talvez metade. Mas para isso terá de encontrar o seu timoneiro, e Ferreira leite nem para segurar no leme serve, com o devido respeito - à embarcação. Mas Vitorino irá, essencialmente, falar da miséria em que esta Europa falha de visão e liderança se tornou, sem valor acrescentado para cada um dos seus Estados-membros (embora muito pedindo deles), e do muito que ela precisa fazer para se afirmar como um actor europeu mas com influência e expressão mundial - cujo estatuto já teve ao tempo de Jacques Delors, Kohl, Tactcher...
Por ironia do destino, estou convencido que a mensagem mais construtiva da Universidade de Verão do PSD em 2008 virá do próprio António Vitorino. Por uma razão simples: que decorre da sua própria credibilidade intelectual e técnica e desinteresse na sua presença naquele evento do PSd a marcar a reentré política, já que Ferreira leite detesta sardinhas e poeira.
Sejamos sérios: quem hoje acredita em Marcelo Rebelo de Sousa? ou em Pacheco Pereira - cuja presença pode traduzir-se na extensão do texto que Ferreira leite irá ler!? Algus afirmam que quando Leite fala, coisa rara, é um parágrafo de Pacheco Pereira que salta.
Que fazer a este PSD? Virar-se para o CDS ou para o PS - e reeditar o bloco central? No Congresso de Guimarães muitos eram os eleitores, delegados e simpatisantes que não queriam que Ferreira leite assumisse a liderança, essencialmente por razões de estilo pessoal e de personalidade. Não é aos 70 anos que as pessoas vão mudar. Vá lá, 64...
Mas elegendo a senhora todos alí sabiam que estavam a pôr em marcha um carro que se encaminharia contra um muro de aço. E quando assim é não é só o condutor que se espatifa, são também os restantes ocupantes do automóvel que marchou na direcção errada, conduzido por uma pessoa que nem sequer carta de condução tem.
Só espero, em desespero de causa, que Francisco Pinto Balsemão, já a arfar e aproveitando-se do seu estatuto supra-numerário do psd, não convide o António Vitorino para ir mais além daquilo que será, seguramente, a sua prestação intelectual naquele fórum que responde pelo nome Universidade de Verão do PSD.
A dúvida não resultaria da resposta que Vitorino certamente daria, ainda que constrangido, mas de mais uma putativa humilhação a que Balsemão deverá poupar o seu próprio partido. Já bem basta ter uma srª "lá em casa" (leia-se, na Lapa) que além de ceguinha, é também surda-muda.
Ante a desgraça que tolhe o maior partido da oposição em Portugal, imagino as voltas que Francisco Sá Carneiro estará a dar no túmulo...
Nota prévia: quer a imagem supra quer o vídeo infra são algo desconcertantes. Mas o que tem sido a prestação de Ferreira leite desde que foi eleita líder do PSD, no Congresso de Guimarães ?! Sobretudo por omissão.
I cant wait for the weekend to begin!