sábado

Paul Krugmam usa indicador criado por investigador português

O investigador português Nuno Limão, in Expresso
Paul Krugmam usa indicador criado por investigador português
O mediático economista americano usou numa das suas colunas no The New York Times um indicador desenvolvido por Nuno Limão, português radicado na Universidade de Maryland.
Jorge Nascimento Rodrigues 15:13 Terça-feira, 12 de Ago de 2008
O investigador português Nuno Limão
Um indicador de elasticidade do comércio internacional em relação aos custos de transporte, avaliado por Nuno Limão, investigador português radicado nos Estados Unidos, foi usado por Paul Krugmam para concluir que o comércio internacional poderá diminuir 17% em relação aos níveis de 2000, se os preços do barril de crude continuarem no patamar actual.
Nuno Limão, de 34 anos, em entrevista ao EXPRESSO, que será publicada na sexta-feira, na edição em papel, refere que as principais consequências do actual choque petrolífero poderão sentir-se numa inversão da tendência para as deslocalizações distantes e num crescimento do regionalismo económico e do bilateralismo nas trocas comerciais. A China poderá vir a ser, paradoxalmente, a principal vítima. A globalização decididamente escreve a história por linhas tortas.
Obs: Segundo este brilhante raciocínio, o comércio bilateral entre Portugal e Espanha tenderá a crescer exponencialmente. Será, alegadamente, uma expressão do regionalismo económico ibérico. Esperemos mais um ou dois anos para testar a teoria de Nuno Limão, para ver se a laranja ibérica é doce para Espanha e amarga para Portugal - ou doce para ambos.