quinta-feira

Vale e Azevedo está em grande forma. Esta será a 1ª grande derrota de Pinto Monteiro...

Pinto Monteiro, PGR, emitiu uns mandados de captura e detenção. Vale e Azevedo já cumpriu 6 anos e pildra em Portugal e é hoje um homem de sucesso empresarial e financeiro assinalável. A Justiça portou-se mal com ele, agora quer trazê-lo para Portugal, só que Vale e Azevedo é advogado e tem amigos que também são advogados. Todos sabem que a sucessão de recursos "matam" a eficácia daqueles mandados, logo Vale e Azevedo continuará no RU - de que já é capaz de beneficiar de nacionalidade de Sua Majestade, só não tem ordem para matar porque é pesado demais para ser um James Bond, e o 007 não se compadece com rabos-de-chumbo.
Mas o mais curioso foi uma frase que sublinhou: não virá para Portugal pelo seu pé...
Ainda pensei que Vale e Azevedo justificasse essa tomada firme de posição com o facto de o petróleo estar caro e as viagens de avião estarem pela hora da morte.
Em tempos o ex-Presidente do Glorioso foi enxovalhado diante da família e filmado em tempo real pelas estações de tv - a ser libertado e a ser "enjaulado" quase em simultâneo, como se de um tigre da Malásia se tratasse e ele personificasse um animal de circo para alimentar a fúria e o gáudio do povão. Uma vergonha que, só por si, absolviam o homem. O povo assistiu à bandalheira em que a Justiça portuguesa se transformou, Azevedo foi novamente preso e a Justiça portuguesa, salvo honrosas excepções, passou a ser ainda mais cabotina do que já era.
Hoje, Vale e Azevedo está por cima, o tempo está do seu lado e os negócios correm-lhe de feição. Por contraponto, o sr. PGR, Pinto Monteiro é um extemporâneo, tem o tempo contra si e deveria ter mais com que se preocupar do que com casos mediáticos que, diria, são os velhos casos da bola alimentados pela inveja do sucesso alheio. O sr. Pinto que pense e medite nos resultados da Operação Furacão e na corrupção e fuga de capitais do "milhéniúm" (como diz Joe Berardo) cometidos pelos alegados actos de corrupção e de favorecimento pessoal (e ao filho) - protagonizadas pelo sr. engº Jorge Jardim Gonçalves.
Ou me engano muito ou Vale e Azevedo, de Inglaterra, irá dar uma grande lição de Justiça ao sr. PGR - que aqui conhecerá a sua 1ª grande derrota política, ainda que em nome duma falsa Justiça...