terça-feira

Ferreira Leite, o gurú Pacheco e a Economia invisível: conselhos [culinários] da Lapa

Ferreira Leite e Pacheco, o seu gurú, descobriram que cada vez mais as pessoas detestam pagar impostos, e que trocam bens e serviços fora do mercado. Ora isto afecta sobremaneira o sistema fiscal, que assim não cobra o seu impostosinho. É a isto que se chama economia subterrânea. A parte não contabilizada do sistema económico, visto este enquanto sistema de trocas e lugar de tributação.
Na prática, as pessoas estão realmente a produzir mais bens e serviços, não para venda, ou sequer para utilidade pública, mas para consumo próprio, i.é, consumo exclusivo do produtor. É o que se chama preconsumo.
Este novo esquema altera a relação do consumo com
a produção desarticulando muita coisa que estava estabelecida no mercado.
Daqui resulta o conceito de Economia Aki - Bricolage. É a economia do faça-você-mesmo. Imaginem que Ferreire Leite mais o seu gurú - Pacheco Pereira vão alí ao Aki ou ao IKEA comprar umas ferramentas e uns materiais para fazerem os seus produtos em casa. Compram ferro, aço, uns alicates e umas chaves-inglesas e de bocas mais umas estavadas, uns quilos de "electricidade em pó", e lá constroem umas pontes e uns TGVs, mas são apenas para uso doméstico. Como aquelas crianças que brincavam à lareira, no dia de Natal com as pistas de comboio oferecidas na véspera...
Eis a diferença entre aqueles que compram aquelas chaves, aqueles parafusos, aquela electricidade em pó para fazerem brinquedos de uso e consumo próprios, e aqueles outros que fazem as mesmas aquisições em materiais mas depois disponibilizam essas insfra-estruturas à comunidade, para uso e utilidade comum.
Aqueles brincam aos cenários, e empregam recursos numa economia virtual, estes operam na realidade e tendem a fazer obra para o bem comum. Por isso, a dupla Ferreira & Pacheco que hoje habita a Lapa prefiguram a zona da economia povoada pelos produtores invisíveis, e os que estão hoje em funções na pilotagem do Estado operam na economia real que a todos deve aproveitar.